top of page

O Oriente Médio pode se tornar líder na captura global de carbono

Saudi Aramco - Saudi Arabian Oil Company - é a maior companhia do mundo em reservas e produção de óleo cru. Apenas como referência, a Saudi Aramco vale US$ 2,37 trilhões, cerca de 23 vezes mais do que a brasileira Petrobras. E lucra R$ 2,5 bilhões por dia.


Recentemente a Saudi Aramco divulgou que planeja começar a armazenar dióxido de carbono permanentemente a partir de 2026 em uma das maiores instalações do gênero. A empresa busca capturar o dióxido de carbono emitido por processos que convertem gás natural em hidrogênio azul e produtos de amônia, dentre outras atividades industriais, e armazenar o poluente no subsolo em um reservatório que anteriormente produzia petróleo e gás. Ou seja, CCS Carbon Capture and Storage. A primeira fase do projeto perto da cidade industrial de Jubail, na costa leste da Arábia Saudita, poderá armazenar entre 5 milhões e 9 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o que equivale às emissões de cerca de 1 a 2 milhões de veículos de passageiros movidos a gasolina conduzidos ao longo de um ano. Clique aqui para o press release.


Atualmente a empresa possui a capacidade diária de capturar e processar 45 milhões de pés cúbicos de CO2 na fábrica em Hawiyah. O CO2 capturado é canalizado por 85 quilômetros e bombeado para o reservatório de petróleo de Uthmaniyah, sequestrando o gás e ajudando a manter a pressão no reservatório e a recuperar ainda mais óleo. Desde a injeção inicial de CO2 em 2015, a empresa dobrou as taxas de produção em quatro poços. Clique aqui para mais sobre o CCS da Saudi Aramco.


Clique na imagem abaixo para um artigo da S&P Global intitulado “O Oriente Médio pode se tornar líder na captura global de carbono”. A Mitsubishi Heavy Industries Ltd. (nosso artigo de ontem) prevê um mercado de 50 milhões de t/ano na região daqui há uma década, liderado pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein. Aliás, esse iniciado do Bahrein é incomum: capturar CO2 da fundição de alumínio da Aluminium Bahrein (Alba). Clique aqui para o press release.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page