top of page

O maior depósito de metais de terras raras da Europa descoberto na área de Kiruna

Elementos terras raras são essenciais para várias aplicações importantes, como eletrificação de veículos e turbinas eólicas.


A estatal sueca LKAB identificou depósitos significativos desses metais e na última quinta-feira, 12 de janeiro, relatou recursos minerais de terras raras superiores a um milhão de toneladas de óxidos de terras raras, o maior depósito conhecido desse tipo na Europa. Nada de terras raras é atualmente extraído na Europa.


Segundo a LKAB, serão necessárias as devidas autorizações - inclusive ambientais - e novos investimentos - mais campanhas de perfuração - antes que possam de fato iniciar a mineração e entrega da matéria-prima ao mercado. Isso pode levar de 10 a 15 anos.


Como visto na imagem abaixo, seção transversal à esquerda, o depósito Per Geijer está próximo às operações existentes da mina de minério de ferro de Kiruna. Os elementos terras raras em Per Geijer ocorrem junto com o fósforo no mineral apatita, no que é principalmente um depósito de minério de ferro e que, portanto, pode ser produzido como subproduto.


Clique na imagem abaixo para ver um rápido vídeo da Euronews sobre esta descoberta mostrando como os depósitos estão subterrâneos. E aqui para um comunicado de imprensa muito completo da LKAB, cheio de materiais e outros vídeos.


Concluindo com uma nota pessoal. Em 1987, juntamente com outros graduandos em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil, visitamos várias minas na Suécia, Finlândia e Alemanha. Incluindo Kiruna da LKAB, a maior e mais moderna mina subterrânea de minério de ferro do mundo, em operação desde 1898. Chegamos lá de trem, 145 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico. Como brasileiros, acostumados com enormes minas de minério de ferro a céu aberto, chamou a atenção o fato de Kiruna ser uma mina subterrânea de minério de ferro. Aí se percebe a diferença entre uma mina e uma ocorrência: se há valor econômico para construir toda a infraestrutura para explorar as reservas, por décadas, então é uma mina. Assim, apesar dos custos mais elevados em Kiruna, a proximidade com o mercado consumidor (aço europeu) viabilizou exportar essa produção pelo porto norueguês de Narvik, mais ao norte, ainda mais próximo do Ártico.


E agora, minerais terras raras são encontrados. E a infraestrutura já está lá. Como o mercado. Sorte. Sorte estratégica.




コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page