top of page

Novo Mercado Global de Carbono (Parte 2). Conferência das Nações Unidas aborda 11 questões (difíceis) para sua operacionalização.

Hoje é sexta-feira, 7 de junho de 2024.


Ontem começamos a falar sobre a reunião do Órgão de Supervisão do Artigo 6.4 da ONU no último dia 3 de junho envolvendo as Partes e partes interessadas, dentro da programação da 60ª Sessão dos Órgãos Subsidiários das Nações Unidas, que está ocorrendo em Bonn na Alemanha, e vai até 13 de Junho.


Hoje finalizaremos a matéria.


Para começar, você pode acessar a gravação completa daquela reunião de com cerca de 3 horas clicando na imagem abaixo.


Como você verá no início da reunião (2:50 minutos) existem 3 grupos de questões: 4 gerais, 3 sobre orientações metodológicas e 4 específicas sobre remoções. As discussões, comentários dos vários países, levaram cerca de uma hora para cada um destes temas.


E pode-se dizer que ainda existem desafios significativos, tais como qual o nível adequado de orientação, preocupações em torno da adicionalidades, consenso sobre a definição (tecnológica, natureza e respetiva duração) da remoções, partilha de riscos, buffer pools, integridade (*) etc.


Se estiver interessado “em sentir o espírito da reunião”, basta ir ao horário 2:00:30 e ouvir durante 10 minutos o que diz Maria AlJishi, seguida pelo representante da Suíça (onde estão sediados os grandes bancos e seguradoras… que também fazem perguntas interessantes).


“Agradecemos a paciência e perseverança de muitas partes interessadas aqui hoje. Ouvimos uma série de pontos de vista e fortalecemos a nossa compreensão para a tarefa que temos pela frente”, afirmou o Vice-Presidente Martin Hession.


Antes da COP29, o trabalho mais crítico é finalizar as recomendações sobre metodologias e remoções e discutir as preocupações que surgiram no Dubai e construir consenso para um caminho a seguir na COP29.


Avançar rumo a melhores mercados de carbono conforme o Artigo 6 pode desbloquear financiamento para planos climáticos nacionais e de adaptação.


(*) Carbon Credit Markets está trabalhando em um portal para apoiar a avaliação da integridade dos créditos de carbono. Caso tenha interesse em oferecer documentação ou diligências relativa à sua jurisdição, envie um e-mail para contact@damasceno.org com o assunto “Integrity Marketplace”.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page