top of page

Novo estudo sobre as fronteiras planetárias / biofísicas da Terra. E as notícias não são boas

Quantas fronteiras planetárias / biofísicas tem o nosso planeta?


Em 2009, em um artigo publicado na Nature ("A safe operating space for humanity") uma equipe de pesquisadores liderada pelo cientista ambiental Johan Rockström investigou.


Na visão dos pesquisadores, as atividades humanas que alteram o planeta podem ser reunidas em nove grupos. Limites foram então calculados para cada um, de forma a sinalizar perigo para o planeta e a vida. Esse conceito original, de acordo com alguns críticos, carecia de de uma perspectiva de justiça e equidade ambiental. Ou seja, levar em conta, especialmente para os mais vulneráveis, o direito absoluto à água, alimentação, energia e saúde, juntamente com o direito a um meio ambiente limpo.


Ontem, 31 de maio de 2023, a Nature publicou um artigo atualizado de Rockström, juntamente com o cientista de sustentabilidade Steven Lade e outros pesquisadores. O modelo endereçou as críticas acima. Mas o resultado atualizado não foi bom. A Terra entrou na “zona de perigo” e já ultrapassou vários dos limites estabelecidos cientificamente:

1) clima

2) ecossistema natural

3) integridade do ecossistema

4) água de superfície

5) águas subterrâneas

6) nitrogênio

7) fósforo

8) erosóis



E o artigo da Nature termina assim: "Os pesquisadores divergem amplamente sobre como essa questão deve ser abordada ... instamos os cientistas que representam essas diferentes abordagens a criar mais canais de comunicação entre si. O artigo que estamos publicando representa uma dessas oportunidades. Com as descobertas como referência, não há tempo a perder."


Clique na imagem "Planetary boundaries reboot" (fonte: J. Rockström et al.) abaixo para o artigo completo.


Para concluir, o conceito de “fronteiras planetárias” foi introduzido há 15 anos para identificar os principais sistemas terrestres que corriam risco de instabilidade por causa da atividade humana. As linhas vermelhas indicam o limite “seguro” para o planeta. No conceito atualizado, o limite verde foi adicionado para representar, além do limite seguro para o planeta, o limite de proteção para as populações mais vulneráveis (“seguro e justo”). Os ícones em forma de Terra mostram como, em sete dos oito casos, os limites foram ultrapassados.






 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page