Pela primeira vez, uma forma comum para divulgações corporativas dos riscos e oportunidades relacionadas ao clima. Integrando o relatório de sustentabilidade ao processo do relatório financeiro tradicional. Num único pacote.
O International Sustainability Standards Board (ISSB) da IFRS Foundation anunciou ontem o lançamento oficial de suas novas divulgações gerais relacionadas à sustentabilidade (IFRS S1) e divulgações relacionadas ao clima (IFRS S2). E durante a semana, mais eventos de divulgação organizados por bolsas de valores de todo o mundo, incluindo Frankfurt, Joanesburgo, Lagos, Londres, Nova York e Santiago. O ASEAN Capital Markets Forum também está organizando um evento em Singapura.
As Normas foram desenvolvidas para serem usadas em conjunto com quaisquer requisitos contábeis. Foram elaborados sobre os conceitos das Normas Contábeis IFRS, adotadas por mais de 140 jurisdições. Os padrões ISSB criam uma base de relatórios verdadeiramente global.
As empresas que já se seguem os padrões SASB, às recomendações TCFD e frameworks CDSB e Relatório Integrado terão uma adptação mais fácil a esses padrões ISSB.
E visando apoiar ainda mais a adoção dos padrões, um Transition Implementation Group apoiará empresas e iniciativas de capacitação, por ex. para contadores e auditores externos.
As novas normas serão aplicadas a partir de janeiro de 2024, ou seja, para divulgações a partir de 2025.
Clique na imagem abaixo para ler mais (em 8 idiomas diferentes), incluindo comentários de representantes de mais de 10 entidades, incluindo Financial Stability Board, IOSCO, TCFD and World Economic Forum. Há também um bom vídeo de 3' resumido tudo. #sustentabilidade
Comments