top of page

[News] Novo Relator do Projeto de Lei sobre o Mercado de Carbono em Evento da AMCHAM Brasil.

Hoje é sábado, 28 de outubro de 2023.


Ontem estivemos na AMCHAM em São Paulo, Brasil, que manteve a tradição de ótimos eventos pré-COP: “O Brasil na COP 28: do combate ao desmatamento à transição energética sustentável”.


Além de seu presidente Abrão Neto, que lançou o portal https://brasilpelomeioambiente.com.br , participaram o Deputado Federal Aliel Machado do Paraná, o Governador do Espírito Santo Renato Casagrande, o Embaixador dos Emirados Árabes no Brasil Saleh Ahmed Al Suwaidi e a Secretária de Mudanças Climáticas Ana Toni.


No painel especial “A Agenda Verde no Congresso Nacional – Projetos Prioritários”, ouvimos o Deputado Aliel, que foi indicado na noite do último dia 26 como relator do Projeto de Lei sobre o mercado de carbono regulado, antes da última etapa de votação na Câmara. Nossas anotações:

  • Desafio é aprovar um texto balanceado entre necessidades imediatas e futuras.

  • 3 pontos críticos. previsibilidade, segurança jurídica e não duplicidade.

  • “Texto não pode ser ótimo para uns e péssimo para outros. Tem que ser bom para todos”.

  • O agro será rediscutido e será difícil não haver conflitos.

  • Mas país não pode travar e temos que valorizar o que é nosso: “o ouro verde”.

  • Apoio à ciência e tecnologia é fundamental.

  • Terminou citando Barack Obama “Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa sobre elas”.


Já o Governador Renato Casagrande comentou sobre o Consórcio Verde, cujo plano de trabalho será apresentado na COP-28. Estaremos lá para acompanhar.


No painel “Os avanços do Brasil no tema desmatamento”, debatida a redução do desmatamento, aumento da degradação, foco no manejo sustentável e na restauração do cerrado, “o berço das águas”.

No painel “Prioridades em Políticas Ambientais no Brasil e perspectivas para a COP 28”, Ana Toni mostrou preocupação com o contexto geopolítico global e com os meios de implementação. “Os 100 bilhões ainda não estão na mesa”, e isso vem “corroendo a confiança”. Além disso, o “Global Stocktake” deve aumentar daquele valor. Necessidade de mobilização mais efetiva do setor financeiro, taxonomia verde aplicada, apoio aos países mais vulneráveis e capacitação. Novos modelos de desenvolvimento.

E concluiu “Todos os países precisam liderar pelo exemplo”.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page