No último dia 17 de agosto, o United Nations Development Programme (UNDP) anunciou um software de código aberto que permite aos países gerir dados e processos nacionais para o comércio de créditos de carbono.
O software, denominado National Carbon Registry, foi credenciado como um bem público digital, o que significa que seus módulos e a documentação técnica podem ser reutilizados e adaptados pelos países, reduzindo potencialmente os custos e os prazos de implementação. Além disso, também pode ser integrado com sistemas de medição, comunicação e verificação (MRV) além de sistemas internacionais, como a plataforma de cooperação voluntária do PNUD e a plataforma global Climate Action Data Trust (CAD Trust) lançada pelo Banco Mundial. Consulte esta postagem de dezembro de 2022 para relembrar.
Este software de código aberto segue melhores práticas e é baseado nas contribuições dos países e do Working Group Digital4Climate (D4C), referenciado ao final desse artigo.
De acordo com as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), os países em desenvolvimento precisarão de mais de 6 bilhões de dólares até 2030 para financiar seus objetivos de ação climática, sendo fundamentais os mercados de carbono, inclusive a utilização dos mecanismos e disposições do Artigo 6.º do Acordo de Paris.
O Tracking Working Group da “Paris Agreement Article 6 Implementation Partnership” (A6IP), sob a liderança do Japão, também está discutindo o desenvolvimento de ferramentas de capacitação e relatórios personalizados às necessidades dos países. Lembre-se de nosso post de 28 de junho a partir do qual você pode acessar todo o material apresentado na última reunião da A6IP:
Arquitetura Digital para o Artigo 6.2 (pelo mesmo UNDP)
Infra-estruturas de apoio a países com desenvolvimento (pelo Banco Mundial)
Registos para transferências internacionais do Artigo 6.2 e exemplos do registo de carbono do Japão e de Gana
A 2ª Reunião Plenária da A6IP acontecerá esta semana e divulgaremos quaisquer novidades significativas.
Clique na imagem abaixo para acessar o portal do Working Group Digital4Climate (D4C). Na parte inferior da página, os seguintes tópicos:
Visão geral de bens públicos digitais quanto a clima e governança
Digitalização de Metodologias e Workflow Digital
Sistemas MRV Digitais
Sistemas de Registro
Instrumentos de Tokenização (com vários outros links úteis)
Camada de metadados
Comments