top of page

National Carbon Registry da ONU: um novo bem público digital para ajudar os países

No último dia 17 de agosto, o United Nations Development Programme (UNDP) anunciou um software de código aberto que permite aos países gerir dados e processos nacionais para o comércio de créditos de carbono.


O software, denominado National Carbon Registry, foi credenciado como um bem público digital, o que significa que seus módulos e a documentação técnica podem ser reutilizados e adaptados pelos países, reduzindo potencialmente os custos e os prazos de implementação. Além disso, também pode ser integrado com sistemas de medição, comunicação e verificação (MRV) além de sistemas internacionais, como a plataforma de cooperação voluntária do PNUD e a plataforma global Climate Action Data Trust (CAD Trust) lançada pelo Banco Mundial. Consulte esta postagem de dezembro de 2022 para relembrar.


Este software de código aberto segue melhores práticas e é baseado nas contribuições dos países e do Working Group Digital4Climate (D4C), referenciado ao final desse artigo.


De acordo com as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), os países em desenvolvimento precisarão de mais de 6 bilhões de dólares até 2030 para financiar seus objetivos de ação climática, sendo fundamentais os mercados de carbono, inclusive a utilização dos mecanismos e disposições do Artigo 6.º do Acordo de Paris.


O Tracking Working Group da “Paris Agreement Article 6 Implementation Partnership” (A6IP), sob a liderança do Japão, também está discutindo o desenvolvimento de ferramentas de capacitação e relatórios personalizados às necessidades dos países. Lembre-se de nosso post de 28 de junho a partir do qual você pode acessar todo o material apresentado na última reunião da A6IP:

  • Arquitetura Digital para o Artigo 6.2 (pelo mesmo UNDP)

  • Infra-estruturas de apoio a países com desenvolvimento (pelo Banco Mundial)

  • Registos para transferências internacionais do Artigo 6.2 e exemplos do registo de carbono do Japão e de Gana


A 2ª Reunião Plenária da A6IP acontecerá esta semana e divulgaremos quaisquer novidades significativas.


Clique na imagem abaixo para acessar o portal do Working Group Digital4Climate (D4C). Na parte inferior da página, os seguintes tópicos:

  • Visão geral de bens públicos digitais quanto a clima e governança

  • Digitalização de Metodologias e Workflow Digital

  • Sistemas MRV Digitais

  • Sistemas de Registro

  • Instrumentos de Tokenização (com vários outros links úteis)

  • Camada de metadados



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page