top of page

NASA está mapeando tempestades de poeira do espaço. E minerais.

No Mediterrâneo, é chamado de “Sirocco”, nas Ilhas Canárias, “La Calima”, “Harmattan” na África Ocidental e “Haboob” no Sudão. Mas todos esses nomes descrevem a mesma coisa: tempestades de poeira.


A NASA está mapeando tempestades de poeira do espaço com um novo dispositivo de alta tecnologia que pode medir até que ponto a poeira está alterando o clima da Terra.


Lançado em julho de 2022, o Earth Surface Mineral Dust Source Investigation (EMIT) está ligado à Estação Espacial Internacional e orbita a Terra 16 vezes por dia, mapeando a composição mineral da superfície do planeta reunindo dados sobre espectros, os diferentes comprimentos de onda de luz que são emitidas por cores diferentes.


A maioria dos dados existentes vem de terras agrícolas, onde informações detalhadas sobre o solo são valiosas para fins agrícolas e comerciais. Agora, a riqueza das informações do EMIT, que inclui dados das regiões mais áridas do mundo ajudará os cientistas a aprender muito mais sobre a poeira e seu impacto no clima, uma questão negligenciada até agora. E os ecossistemas realmente dependem de aerossóis de poeira.


Mas se as tempestades de poeira se tornarem mais frequentes e intensas, elas podem acelerar o aquecimento global, alterando a distribuição dos minerais da Terra, reduzindo as chuvas e absorvendo ainda mais a radiação solar. Isso significaria degradação da terra e secas. Clique aqui para a "Global Assessment of Sand and Dust Storms" do PNUMA .


Clique na imagem abaixo para acessar o portal da NASA e aqui para um artigo da CNN . Você também verá que o EMIT detectou os 50 maiores “superemissores de metano” do mundo , a maioria proveniente de combustíveis fósseis, resíduos e instalações agrícolas, em locais como EUA, Irã e Turcomenistão. E quem sabe também as emissões naturais de hidrogênio estejam sendo mapeadas do céu. Impressionante o "EMIT L2b Algorithm: Mineral Detection and Related Products at the Pixel Scale" .








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page