top of page

Metano: Inovação na produção de metanol.

Hoje é quarta-feira, 11 de outubro de 2023.


O metano, um gás invisível e inodoro, na atmosfera tem 80 vezes mais o poder de aquecimento do que o CO2. E o gás natural, um subproduto comum nos poços petrolíferos, é composto principalmente por metano e normalmente queimado no local a uma taxa média de 200 kg por hora.


Embora a combustão do gás através de um flare reduza significativamente o impacto climático, a prática não é ideal tanto por desperdiçar combustível que de outra forma seria vendido, quanto contribui para o aquecimento global, já que a queima produz CO2.


algumas semanas noticiamos a parceria entre a japonesa Kureha, o Kitami Institute of Technology e a brasileira Petrobrás, em um projeto inovador para transformar em pó o metano proveniente de plataformas petrolíferas offshore. O pó seria então transportado e usado para produzir nanotubos de carbono, material usado em baterias de íon-lítio, dispositivos eletrônicos e peças automotivas.


Hoje postamos sobre a startup M2X Energy, com sede na Flórida, que, em vez de queimar ou liberar metano na atmosfera, desenvolveu um sistema móvel para convertê-lo em metanol, um material industrial útil e combustível. São basicamente reboques onde se transforma gás em metanol, usinas sobre rodas que poderiam ser usadas em locais remotos de extração de petróleo. Uma vez dentro do trailer, o sistema oxida o gás para produzir uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono conhecida como syngas. O metanol é produzido passando o syngas sobre um catalisador padrão de cobre e óxido de zinco.


Globalmente, como já indicado, a queima de gás natural representa tanto um enorme desperdício de energia preciosa quanto um grande dano ao ambiente (através de perdas de metano). O total de gás natural queimado globalmente ascende a 140 bilhões de metros cúbicos (IEA 2021), resultando em 1,4 GigaToneladas de emissões de CO2. Isto representa mais do que 2,5% das emissões globais de CO2.


Clique na imagem abaixo – a visão de satélite mais recente, com mais de 16.000 locais de queima de gás em todo o mundo – para acessar o site da M2X Energy.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page