Malásia lançará Bolsa Voluntária de Mercado de Carbono esta semana
top of page

Malásia lançará Bolsa Voluntária de Mercado de Carbono esta semana

A Malásia lançará sua tão esperada Bolsa de Mercado Voluntário de Carbono (VCM) em 9 de dezembro, para impulsionar questões de proteção ambiental e as metas sustentáveis ​​do país.


O VCM é uma iniciativa sob a alçada do Ministério das Finanças da Malásia (MOF) e do Ministério do Meio Ambiente e Água, enquanto a Bursa Malaysia Bhd recebeu o mandato para implementar o VCM Exchange.


“O VCM atuará como um catalisador, incentivando investimentos em projetos de compensação de alta qualidade que possam gerar benefícios ambientais e sociais positivos”, de acordo com Datuk Muhamad Umar Swift, CEO da Bursa Malaysia. O vice-secretário-geral do MOF, Datuk Johan Mahmood Merican, por sua vez, acrescentou que "Não podemos esquecer o papel das pessoas em geral ... incentivar o público em geral a também fazer sua parte em termos de mudanças comportamentais e promover o consumo verde"


Os slides usados ​​para apresentar o VCM da Malásia às partes interessadas são divididos em 4 tópicos principais:


1. Climate Crisis & our Nation's Call to Action, onde são apresentados os três principais mecanismos para “precificar” o carbono: VCM, Emissions Trading System (ETS) e Carbon Tax


2. VCM e suas 4 etapas: Projeto de mitigação de emissões, Projeto verificado por normas e emissão de crédito, Negociação e mercados de carbono, Aposentadoria dos créditos. E também as diversas opções de projetos de crédito de carbono, divididos em duas categorias:

  • De base tecnológica: energia renovável, eficiência energética, eliminação de resíduos, gases industriais, aparelhos domésticos, transporte, captura tecnológica

  • Baseados na natureza: Agricultura/Carbono do Solo, Florestas, Outros Usos da Terra, Carbono Blue

3. Bursa Malaysia VCM Exchange Design: negocições de créditos de carbono por meio de contratos padronizados, fazendo o match entre vendedores e compradores , com ou sem intermediários


4. Call-To-Action: após os workshops, as empresas foram convidadas a um leilão de créditos de carbono agora no final do ano de 2022. Com uma espécie de "test drive" opcional: comprar pequenos volumes de créditos de carbono certificados pela Verra para iniciar suas jornadas de compensação.


Clique na imagem abaixo (um dos slides da apresentação acima mencionada), incluindo um QR-Code para o próprio formulário do leilão, o "Interest Registration Form for Buyers" (ou link aqui). Interessante ver as 4 faixas de preço de oferta por tCO2e indicadas: Menos de USD5, USD5 a USD10, USD10 a USD20 e Acima de USD20.


Por último, um artigo da The Edge Markets também cobrindo o lançamento da Bolsa de VCM da Malásia.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page