top of page

Já ouviu sobre o hidrogênio encontrado no subsolo e continuamente produzido na crosta terrestre ?


Mas há curiosidades geológicas sobre o H2 natural, o H2 "nativo". Emissões de H2 foram observadas em muitos lugares. De acordo com um artigo da Science Business uma dessas reservas foi encontrada no Mali e hoje o poço fornece 98% de hidrogênio puro e não registrou nenhuma diminuição na produção desde o início da extração. Segundo trabalho recente do US Geological Survey (USGS) pode haver H2 natural suficiente para atender à crescente demanda global.


Clique na imagem abaixo ("fairy circle" by Isabelle Moretti et alii) para um artigo da Materia Rinnovabile, explicando o H2 natural. Acredita-se que o principal motor da produção natural de H2 seja um conjunto de reações de alta temperatura entre água e minerais ricos em ferro, como a olivina, abudante na Terra. Uma reação comum é sua conversão em outro mineral chamado serpentinita. No processo, o ferro se oxida, capturando átomos de oxigênio das moléculas de água e liberando H2. Muitas vezes, esse H2 reage imediatamente com o CO2 da atmosfera, precipitando carbonatos. Um processo natural de captura de carbono.


Além do caso do Mali, propriedade da canadense Hydroma , atuais ocorrências de H2 nativo estão em Omã, Filipinas, Nova Caledônia, Pirineus, centenas de crátons (pré-cambrianos) na Rússia e nos EUA e nos "fairy circles" no Brasil, Canadá, Austrália e Namíbia.


A propósito, a empresa de energia francesa Engie tem projetos no Brasil onde centenas de sensores para monitorar o fluxo de H2 foram desenvolvidos e instalados na Bacia do São Francisco, com porcentagens significativas de H2 na subsuperfície e onde "fairy circles" são visíveis .


Emanações medidas variam de 50 a 1.900 kg/km2/dia. Em perspectiva, 5 kg são suficientes para encher o reservatório de um veículo com célula de combustível.








Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page