top of page

Inovações tecnológicas, metodologias de carbono e mudanças climáticas.

Hoje é sexta-feira, 15 de dezembro de 2023.


Não há como deixar de lado as patentes que nascem de trabalhos científicos e da pesquisa básica. Especialmente em tempos, que apesar da inteligência artificial, somos cada vez mais afetados pelos impactos das alterações climáticas.


Inclusive aqui no portal de Carbon Credit Markets citamos dois admiráveis cientistas clássicos. Traduzimos a seguir as frases do site, duas frases da Madame Curie e uma de Lavoisier:


Madame Marie Curie, química e física, viveu entre 1867 e 1934, era francesa mas nascida na Polônia.

- “Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido. Agora é a hora de entender mais, para que possamos temer menos”.

- “Estou entre aqueles que pensam que a ciência tem uma grande beleza”.


Já Antoine-Laurent De Lavoisier, também francês que viveu entre 1743 e 1794, foi fundador da química moderna e intelectual da Revolução Industrial.

- “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo muda. Não devemos confiar em nada além dos fatos: estes nos são apresentados pela Natureza e não enganam”.


Ou seja, o conhecido, "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".


Aí perguntamos, por exemplo, como você desenvolve sua metodologia para créditos de carbono? Associa-se a um grande cientista, de renomada instituição? Valida com uma audiência pública internacional? Seria importante. Aliás, podemos te ajudar.




Depois vem a tecnologia.


Captura de carbono? O que fazer antes, durante e depois? Relembre alguns desafios. "Petrobras e Kureha juntas no CCS offshore. E tecnologias de última geração 2023."





Eólicas, que matérias primas entram na composição dos magnetos? E a reciclagem de tudo isso?


E sobre o hidrogênio, a menor molécula na tabela periódica?


Porque países como China, EUA, Japão, República da Coreia e Alemanha foram os países com o maior número de pedidos de patentes em 2022, sendo a China com quase metade de tudo isso? Visão mais pragmática do tempo presente? Valorização das patentes como fonte de renda e vanguarda? Priorização, com processos de concessão muito mais rápidos do que nos demais países, alguns que ainda não acordaram para esse tipo de vantagem competitiva, muito além do reconhecimento acadêmico?


Pense nisso.


Aproveite e navegue pelo novo relatório anual (em inglês) de indicadores da World Intellectual Property Organization (WIPO), clicando na imagem abaixo.


Cita, por exemplo, que cerca de 27.260 pedidos de variedades vegetais foram apresentados em todo o mundo em 2022, um aumento de 8,2% em relação a 2021 e o sétimo ano consecutivo de crescimento.


No portal deles há também uma ferramenta chamada Patentscope, onde você pode fazer milhões de buscas. Experimente buscas como "hydrogen ethanol" ou "carbon capture" ou "artificial photosynthesis".





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page