top of page

Iniciando a transição de empregos verdes ("green jobs")

"Bridging the Great Green Divide". Um relatório interessante sobre empregos nos países da OCDE, os chamados "green jobs", empregos verdes.


Esta edição de 2023 do "Job Creation and Local Economic Development" preenche uma lacuna ao examinar com novas métricas as implicações da transição verde nos mercados de trabalho locais.


O ano de 2022 viu novos recordes relativos às mudanças climáticas e degradação ambiental: os anos mais quentes já registrados em muitos países, seca generalizada afetando tanto a natureza quanto as atividades econômicas, contaminações do meio ambiente e da atmosfera. Por tudo isso, a transição verde está ganhando força.


Também as preferências dos consumidores estão mudando. E tanto o mercado quanto os governos estão reagindo: novas regulamentações sobre processos de construção ou produção, impostos sobre emissões de carbono, reformas no planejamento e uso da terra.


Ou seja, tudo isso já está mudando a maneira como as pessoas vivem, trabalham, produzem e consomem. E o “talento verde” é necessário, ou seja, trabalhadores com as habilidades necessárias numa economia mais verde.



O relatório também constatou que cerca de 18% dos trabalhadores da OCDE têm empregos com uma parcela significativa de tarefas verdes que ajudam diretamente a melhorar a sustentabilidade ambiental ou a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. No entanto, a parcela desses empregos com “tarefas verdes” difere entre as regiões, variando de 7% a mais de 35%. Isso significa que, embora a transição verde seja uma megatendência global, seu impacto no mercado de trabalho é inerentemente local.


Clique na imagem abaixo para a versão online completa, incluindo sumário executivo, tabelas e gráficos ("Leia on-line")



Um relatório sobre empregabilidade de especial interesse para governos com visão de futuro. Especialmente após o European Green Deal e o US Inflation Reduction Act.





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page