top of page

IETA & COP-28: Mercados de Carbono na Região do Oriente Médio e Norte da África.

Hoje é terça-feira, 31 de outubro de 2023.


A COP-28 acontecerá em breve em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E há cerca de um ano, a COP-27 aconteceu no Egito.


Que tal analisar aquela região, conhecida como MENA (Oriente Médio e Norte da África), na perspectiva dos esforços para mitigar as alterações climáticas?


Há poucos dias, a IETA publicou um Policy Brief de 5 páginas intitulado “Mercados de Carbono na região MENA”, citando desenvolvimentos em alguns países MENA nos últimos doze meses. Aqui está a situação:


(1) Egito, criada uma plataforma de comércio de carbono na Bolsa de Valores Egípcia (EGX) e espera-se para breve um registo de projetos;


(2) A Jordânia está discutindo cooperações relativas ao Artigo 6.º e outros mercados internacionais de carbono;


(3) Marrocos, acordo com a Suíça para a transferência de ITMOs do artigo 6.º do Acordo de Paris e implementando o artigo 6.2 com o apoio da Noruega;


(4) Arábia Saudita, várias frentes, consulte nosso post; e


(5) Emirados Árabes Unidos (UAE), diversas iniciativas envolvendo mercado de capitais, AirCarbon Exchange (ACX) , Artigo 6 do Acordo de Paris, a UAE Carbon Alliance e memorandos de entendimento com vários países africanos.


Especificamente sobre o Mercado Voluntário de Carbono (VCM), dos 18 países da região, 10 possuem projetos registrados na Verra e 7 registrados no Global Carbon Council, com sede em Doha, no Catar. Os créditos são gerados principalmente por atividades como energias renováveis ​​e eficiência energética e o número total de projetos ainda é relativamente pequeno, cerca de 60.


A mensagem principal é que o preço do carbono precisaria aumentar significativamente para estimular a mobilização de investimentos em reduções e remoções de emissões.


Clique na imagem abaixo para obter este Policy Brief da IETA.


A IETA é uma associação empresarial sem fins lucrativos que, desde a sua fundação em 1999, vem desenvolvendo políticas e estruturas de mercado para os VCM.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page