top of page

Highly Innovative Fuels, HIF Global: Hidrogênio em Punta Arenas, Chile. E muito mais.

Punta Arenas é uma cidade próxima da extremidade da região mais a sul do Chile, a Patagónia. Localizada no Estreito de Magalhães, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, é muitas vezes utilizada como base para excursões na região selvagem à volta e para a Antártida.


Alí está localizada a planta piloto Haru Oni, altamente inovadora de e-fuels, projeto que reúne a experiência conjunta de empresas alemãs, italianas, americanas, chinesas e chilenas. Dentre elas está a ExxonMobil, com seu processo "methanol to gasoline" (MTG). O projeto iniciado em julho de 2021.


De acordo com um press release de maio de 2021, "a planta piloto produzirá hidrogênio verde a partir de água, com energia eólica, que depois será combinado com CO2 capturado da atmosfera e, por meio de um processo de síntese, será produzido metanol. A partir disso, obter-se-á gasolina carbon neutral, que poderá ser utilizada em veículos convencionais sem qualquer modificação. Espera-se produzir 350 toneladas por ano de metanol bruto e 130.000 litros de gasolina por ano. Ambos os combustíveis serão armazenados em tanques e transportados por caminhões até Puerto Mardones, a cerca de 35 quilômetros do projeto para exportação. Além disso, está projetada para produzir 16 toneladas por ano de gás liquefeito neutro em carbono a partir de 2022."


E no dia 20 de dezembro de 2022, parceiros, autoridades e representantes da comunidade comemoraram a produção dos primeiros litros de gasolina sintética na planta piloto Haru Oni. Na cerimônia, um "Porsche 911 foi abastecido com combustível sintético, iniciando uma nova era para o setor de transportes, em que o combustível feito com energia renovável, hidrogênio verde e CO2 reciclado poderia substituir os combustíveis fósseis convencionais sem a necessidade de modificações nos motores e na infraestrutura" .


A planta eFuels funciona com uma turbina eólica de 3,4 MW e uma linha de transmissão backup de 13 kV.


Clique na imagem abaixo para o press release de dezembro de 2022 e aqui para o portal da empresa no Chile.


Haru Oni ​​Demonstration Plant, da HIF Chile faz parte da HIF Global, uma empresa global de eFuels, que desenvolve projetos em diferentes partes do mundo para combater a mudança climática, produzindo combustíveis neutros em carbono com hidrogênio verde e reciclando CO2. HIF USA, HIF Asia Pacific e HIF EMEA também são subsidiárias.


O nome HIF representa a missão da empresa: fornecer Highly Innovative Fuels, Combustíveis Altamente Inovadores.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page