top of page

Guiana Francesa: maior projeto mundial de uma usina de hidrogênio

Hidrogênio. Mais tecnologia sendo desenvolvida. Depois de terminar essa leitura, pense se as áreas limítrofes a floresta amazônica não poderiam se tornar algo como uma "faixa para projetos de hidrogênio". A partir dos recursos do ‘loss and damage’ fund após a última COP27. Para benefício global.


Vamos lá.


Se o European Spaceport, plataforma de lançamentos dos foguetes Ariane, já está na Guiana Francesa por sua localização equatorial favorável e próximo ao mar aberto, a região está agora se tornando relevante para outro carro-chefe inovador: um projeto para geração de hidrogênio.


Hydrogène de France (HDF) – empresa francesa especializada no desenvolvimento de soluções de armazenamento de hidrogênio – e seus sócios, o fundo de infraestrutura Meridiam e a operadora de petróleo SARA (Rubis Group) – empresa francesa especializada na distribuição de petróleo na Guiana Francesa e Caribe francês - iniciaram a construção da usina CEOG (Centrale Electrique de l'Ouest Guyanais) na Guiana Francesa.


A CEOG é a primeira usina de hidrogênio com vários megawatts do mundo: 128MWh. E incluindo o maior armazenamento de hidrogênio verde.


Operando de forma totalmente autônoma, esta usina inovadora produzirá eletricidade 100% renovável, a partir do sol e da água. Desta forma, a CEOG evitará a combustão de 12 milhões de litros de gas / óleo por ano, equivalente à emissão de 39.000 toneladas de CO2 por ano, quando comparando a uma central térmica "tradicional". A operação está programada para iniciar-se em abril de 2024.


A CEOG é 60% da Meridiam, 30% da SARA (Rubis Group) e 10% da HDF. Os fabricantes franceses McPhy e HDF fornecerão eletrolisadores e células de combustível, respectivamente. O consórcio franco-alemão Siemens Energy SAS / Siemens Ebergy Global Gmbh & Co KG será o fabricante e operador do CEOG.


Clique na imagem abaixo para assistir a um pequeno vídeo de 3 minutos do CEOG (em francês) sobre o projeto.


E aqui os links para as empresas individuais:



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page