top of page

Guia para compra responsável de créditos REDD+ no Brasil

O objetivo deste guia elaborado pela Aliança Brasil NBS é apoiar estratégias corporativas de compensação de emissões que incentivem a redução do desmatamento e o fomento a uma nova economia da floresta em pé. O REDD - Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação - é um mecanismo oficial e reconhecido pela ONU como importante instrumento para atingir as metas globais de redução de emissões de GEE, Gases de Efeito Estufa. Considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal, a sigla "ganha" o sinal +, daí o REDD+.


Com o crescimento tanto das metas corporativas de redução de emissões quanto do mercado voluntário de carbono, torna-se importante definir pontos chave para uma compra responsável desse tipo de créditos de carbono. Estes pontos chave foram organizados e apresentadas no relatório, no formato de perguntas orientadoras sobre os seguintes assuntos do projeto REDD+ em análise:


  1. Gestão de carbono na sua empresa

  2. Entidade responsável

  3. Plataforma de registro do projeto

  4. Impactos e certificações adicionais

  5. Estratégias de conservação florestal

  6. Aspectos técnicos

  7. Precificação

  8. Elementos de comunicação


A Aliança Brasil NBS é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, e conta, entre os seus associados e membros fundadores, com Agrocortex, Bioassets, Biofílica, Carbonext, Ecosecurities, BVRio, FAS, First Climate, IDESAM, Mirova Natural Capital – Althelia Funds, Permian, Sustainable Carbon e South Pole.


Clique na imagem abaixo para acessar o relatório (mediante breve cadastro) e ler muito mais a respeito, inclusive sobre as mais de 25 empresas que apoiaram sua elaboração.


Lembramos que há dois dias propagamos outra referência bem útil, o relatório técnico "Visão Geral do Mercado Internacional de Carbono"pelo Fundo Vale / Ecosecurities.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page