top of page

GRI: Gestão eficaz de riscos significa despolitizar ESG

No último dia 17 de janeiro, nos Estados Unidos (EUA), um grupo de políticos de 21 estados, incluindo Texas e Utah, intensificou suas críticas às empresas que incorporam metas ambientais, sociais ou de governança (ESG) em seus negócios, argumentando que as empresas deveriam se concentrar mais sobre retornos de investimento. Aqui um artigo da Reuters com mais detalhes.


De acordo com a GRI, alguns dos argumentos daqueles que se opõem a ESG ser “imposto às empresas” podem ser resumidos da seguinte forma:

  • É inconstitucional

  • ESG politiza os negócios

  • Leva a menores retornos sobre os investimentos

  • Esse negócio existe para lucros e acionistas, e nada mais.


O que chamou a atenção nos EUA é a alegação de alguns legisladores de que os gestores de ativos negligenciam seu dever fiduciário para com os acionistas ao tomar decisões com foco em ESG, com alguns políticos alegando que ESG representa uma “ameaça existencial” para a economia.


ESG é sobre gerenciamento de risco adequado. É assim que o GRI reage a isso.


"ESG pode valorizar ou ter efeitos destrutivos em um negócio, como aqueles relacionados ao clima ou à igualdade social, exigindo que os investidores entendam as oportunidades e trade-offs envolvidas. Independentemente de os riscos derivarem de tópicos não ESG ou relacionados a ESG, isso significa que eles precisam ser divulgados, compreendidos e gerenciados."


Eelco van der Enden, CEO da GRI disse: "A verdade simples é que a sustentabilidade e o gerenciamento eficaz de riscos estão completamente alinhados. Administração responsável significa cuidar do dever fiduciário para com as partes interessadas, a sociedade e o meio ambiente. A longo prazo, você não pode administrar uma empresa de sucesso em uma sociedade disfuncional ou em um planeta falido. A proporcionalidade na tomada de decisões é fundamental. Muitas vezes não é ESG que politiza os negócios, mas os políticos que politizam ESG.”


Clique na imagem abaixo para a publicação "The GRI Perspective" de janeiro, analisando isso e o que o debate sobre 'o despetar de um novo capitalismo' significa para a relevância da sustentabilidade.






Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page