Hoje é domingo, 24 de setembro de 2023.
Título acima é tema do próximo Congresso do IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - maior no Brasil e um dos principais no mundo em governança corporativa - que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, online e presencial em São Paulo Brasil.
Segundo o IBGC “em um mundo globalizado e hiper conectado, a inteligência e ação coletivas tornam-se condições indispensáveis para a perenidade de uma organização. E para isso, os agentes de governança precisam ampliar o seu olhar para todas as partes interessadas”.
Veja aqui alguns painéis:
- Litigância climática e a responsabilidade dos administradores;
- Mercado de carbono: a quem interessa?
- Liderança que inspira e engaja as novas gerações;
- Governança em startups;
- Governança da inteligência artificial;
- Transição Ecológica, comportamento e circularidade.
Bem legal!
Já havíamos postado sobre sobre o último Congresso do IBGC e um curso pioneiro.
Novembro de 2022, “Mercado de Créditos de Carbono, Governança Climática e Conselhos de Administração”.
Abril de 2023, “IBGC: Mercado de Carbono e Agenda de Governança”.
Aliás, demos o seguinte testemunho sobre o curso:
“Confesso que me surpreendi vendo o tema "Créditos de Carbono" na pauta do IBGC, onde atuo há muitos anos. Mas sendo eu mesmo um entusiasta de longa data do tema, não pensei duas vezes e corri para me inscrever na 1ª edição do novo curso "Mercado de Carbono e Agenda de Governança", que o IBGC organizou na primeira metade de 2023 (e também divulguei entre alguns conhecidos e em meu blog). A coordenação pela Cinthia Caetano foi ótima, verdadeira "maestrina". Lembro também da palestra do Rogério Melo, completíssima. Por último, foi especialmente legal levarem o Fabio Galindo, CEO de uma empresa / startup atuando na área, para compartilhar - de forma entusiasmada - experiência prática, desafios e oportunidades. Apesar de questões legais, contábeis e do próprio regulatório brasileiro ainda estarem sendo estruturadas, importante ver o protagonismo e advocacy do IBGC a respeito. E talvez mais uma comunidade da Governança se estruturando: Créditos de Carbono."
Clique na imagem abaixo para detalhes sobre o Congresso, que teve em sua curadoria 14 profissionais admiráveis, dentre eles, Gabriela Blanchet, Flávia Mouta, Hsieh Yuan e Otávio Villares.