top of page

Global CCS Institut: Status Report sobre o progresso na China

A China fez progressos significativos nos desenvolvimentos tecnológicos de sistemas de captura, transporte, utilização e armazenamento de CO2 (CCUS) nos últimos anos e adquiriu a capacidade de projetar e demonstrar sistemas CCUS em larga escala.


Com o surgimento de novas tecnologias, o próprio sistema de tecnologia CCUS vai se enriquecendo gradativamente, abrangendo o fluxo completo. As tecnologias de:

  • captura de CO2 estão em transição da primeira geração (p.e. pre- combustion physical absorption technology) para a segunda (Carbon Dioxide Removal technologies CDR como Bio-Energy com Carbon Capturea nd Storage BECCS e Direct Air Capture DAC); enquanto isso, a terceira geração está surgindo (p.e. pressurized oxy-fuel combustion POFC e chemical looping combustion CLC).

  • transporte de CO2, passando do transporte rodoviário para o transporte por dutos onshore/offshore, estão gradualmente amadurecendo.

  • utilização de CO2 estão gradualmente passando da utilização geológica para recuperação aprimorada de recursos energéticos (como a recuperação de petróleo aprimorada com CO2, CO2-EOR) para a utilização química e biológica de CO2, que produz produtos químicos e biológicos de valor agregado (mineralização, biotransformação, conversão química).


Em novembro de 2022, havia na China cerca de 100 projetos CCUS de várias tamanhos, ou em operação ou em planejamento. Aqui os casos de 2022, alguns deles inclusive postados por nós:

  • o primeiro projeto integrado de 1 Mtpa CCUS, "Qilu Petrochemical - Shengli Oilfield CCUS Project", entrou oficialmente em operação em agosto

  • O Baogang Steel Group planeja construir um projeto de CCUS de 2 Mtpa integrado, para a indústria siderúrgica; a construção da primeira fase do projeto de de 500.000 toneladas já começou

  • CNOOC, Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Guangdong, Shell China e ExxonMobil China assinaram um MoU para estudar conjuntamente um hub CCUS de grande escala em Daya Bay


Clique na imagem abaixo para acessar o relatório de 32 páginas do Global CCS Institut, escrito em colaboração com a Tsinghua University e o Administrative Centre for Agenda 21.



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page