top of page

Formula E. Um esporte Net Zero desde o início. Primeiro GP no Brasil.

Fórmula 1. Senna, Piquet, Fittipaldi, Massa, Barrichelo, Pace (saudade!).


Mas você já ouviu falar da versão elétrica da Fórmula 1 ? Fórmula E.


Existe desde 2011. E amanhã 25 de março 2023 teremos o primeiro GP Brasil da Fórmula E em São Paulo, circuito de rua Anhembi e Sambódrono.


Segundo o portal da FIA, "Fórmula E é mais do que apenas uma série de corridas - é uma batalha pelo futuro. Nossos carros radicais - todos movidos a eletricidade - abrem caminho para os carros de rua de amanhã, com a série atuando como uma plataforma competitiva para testar e desenvolver o que há de mais moderno em tecnologia elétrica".


Na temporada 2023, nova geração de carros. Inspirada em caças a jato, o Gen3 foi repensado, redesenhado e reconstruído para se tornar o carro elétrico mais avançado na pista.


Alguns elementos de corrida realmente inovadores:

- ATTACK CHARGE, os carros Gen3 recebem 600kW de carga extremamente rápida no pit stop. Parada obrigatória de 30 segundos quedesbloqueia o ATTACK MODE

- ATTACK MODE, dose extra de potência. Os pilotos "armam" o carro, saem da linha de corrida e passam pela Zona de Ativação, uma linha mais lenta numa curva. Como recompensa, 50kW de potência extra.


Até o ano passado havia uma regra bem interessante, o FANBOOST. Dava aos fãs a oportunidade de votar em seu piloto favorito e premiá-los com um potência extra durante a corrida. Como um video game ou realidade aumentanda. Quem sabe um dia volta.


Alguns grupos tem apoiado essa transição dos combustíveis fósseis para os elétricos. Carbon Credit Markets faz questão de citar ABB, Julius Bär, Hankook, Sabic e indicar tantos outros aqui.


Clique na imagem abaixo para acessar o site da FIA Formula E inclusive com calendário das corridas em 2023. Além de FIA Girls On Track, Change Accelerated Innovation Summit, Sustentabiidade, link para um App para celular, vídeos de como funcionam os carros e muito mais.


São atualmente dois pilotos brasileiros: Lucas di Grassi, da equipe indiana Mahindra, e Sérgio Sette Câmara, da chinesa Nio 333. Não deixe de acompanhar (YouTube/ FormulaE FIA Band / Band Sports etc) 45 minutos de corrida a 320 km/h. Nas últimas voltas, indicação de quanta carga ainda resta nos carros ... zero!


Aqui nossa série de posts sobre veículos elétricos. Desde carros de passeio, de corrida, microcarros, de colecionadores, caminhões fora de estrada (mineração), aviões, navios, trens, materias primas, reciclagem etc.





Comentarios


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page