"A França ocupa a 6ª posição mundial na pesquisa científica ligada ao hidrogênio". É o que já constava no relatório "Hydrogen Energy in Bourgogne-Franche-Comté" da Pôle Véhicule du Futur de 2017. Além de outra interessante citação pelo fundador da Mahytech : "O hidrogênio é uma solução para todos. Há muito deixou de ser uma solução apenas para foguetes!"
Há algumas semanas, no evento HyVolution em Paris o ministro da Transição Energética da França anunciou 14 novos projetos "Ecosystèmes territoriaux hydrogène", parte do Plano Nacional de Implantação de Hidrogênio. Todos os projetos do Plano representam 8.400 toneladas de hidrogénio por ano, das quais 91% destinadas a ônibus, carros, veículos comerciais, caminhões pesados e coleta de lixo. Clique na imagem abaixo para mais detalhes (em francês).
Dentre os projetos aprovados está o do grupo varejista Schiever que receberá EUR 4 milhões para uma estação de hidrogênio de 2,5MW, com capacidade para produzir uma tonelada por dia. Metade será consumida pela frota de caminhões da Schiever e o restante disponibilizado para outros usuários.
"Mas por que optar por essa energia e não por outra?" Para Raja Derham, gerente do projeto, "É o mais adequado às nossas necessidades. Hoje, nossos caminhões percorrem entre 350 e 450 km por rodada. Portanto, precisamos de maior autonomia. O hidrogênio nos permite alcançá-la. Até porque o abastecimento é muito rápido, 20/30 minutos. Não há necessidade de imobilizar caminhões durante horas”. Clique aqui para a matéria com essa entrevista (em francês).
A próxima edição da HyVolution será no Chile em junho 2023 . O website cita o que o embaixador francês disse em entrevista para o jornal El Mercurio, Antofagasta: “In addition to renewable energies, Chile has indispensable mineral resources for the energy transition, such as copper and lithium, of which it has one of the largest reserves in the world. Developing this resource is a fundamental challenge not only for Chile but also for the world, but it is essential that the extraction of lithium be friendly to the environment and local communities.”
Comments