top of page

EU Hydrogen Monitor 2023: oferta, demanda, custos, infraestrutura, eletrolizadores, mobilidade e muito mais.

Hoje é terça-feira, 16 de janeiro de 2024.




"O hidrogênio está acontecendo!" de acordo com Jorgo Chatzimarkakis, CEO da Hydrogen Europe. E acrescenta “Fonte de todos os dados e informações sobre hidrogênio, é um prazer apresentar este Clean Hydrogen Monitor 2023. Esperamos que você o considere fascinante e útil à medida que continuamos trabalhando por um mundo descarbonizado!”


Então, aqui estão os destaques do Clean Hydrogen Monitor 2023, publicado na European Hydrogen Week 2023 que ocorreu em Bruxelas, Bélgica, uma semana antes da COP-28.


De acordo com o seu prefácio, "nos últimos 12 meses assistimos o hidrogênio manter o lugar no mais alto da agenda política da UE, com a adopção da REDIII, a criação do Hydrogen Bank e a sua proeminência o hidrogênio no plano industrial da UE, para citar alguns. Mas embora seja cada vez mais claro que o hidrogênio será uma pedra fundamental do European Green Deal e do objetivo da UE de se tornar o primeiro continente com impacto neutro no clima, ainda há desafios pela frente... com a expectativa de que os governos nacionais implementem não apenas metas regulamentares e políticas, mas também coordenem a implantação de infra-estruturas para garantir o acesso das suas indústrias ao hidrogênio... os fabricantes europeus de eletrolisadores precisam acelerar o ritmo de expansão da capacidade, enquanto a indústria europeia precisa progredir da fase atual de preparação de projectos e avaliação de viabilidade e acelerar o ritmo das decisões finais de investimento (FIDs) e subsequente implantação dos mesmos... Clean Hydrogen Monitor. Não é uma publicação para afirmações otimistas e perspectivas agressivas, mas sim uma publicação que tem o único objetivo de fornecer uma visão clara do status do mercado de hidrogênio até o momento".


Mais especificamente, e seguindo os capítulos do relatório:


  1. Demanda de hidrogênio. De acordo com a Hydrogen Europe, o consumo de hidrogênio chegou a 8,2 Mt em 2022.

  2. Capacidade de produção de hidrogênio. Na Europa, permaneceu estável em 2022 em cerca de 11,5 Mt.

  3. Custos de produção de hidrogênio. Muitos desafios. "A média para todos os países foi de 9,9 EUR/kg em 2022 contra 5,3 EUR/kg em 2021" para a eletrólise ligada à rede". E "... a nossa estimativa sugere que os custos de produção de hidrogênio renovável variam entre 5,2 EUR/kg (com base na energia solar fotovoltaica em Portugal) para 9,6 EUR/kg (solar fotovoltaica no Luxemburgo), com uma média de cerca de 7 EUR/kg" (imagem abaixo).

  4. Infraestrutura do hidrogênio. Vários excelentes mapas com as redes dos países. "Do ponto de vista da transmissão, a Bélgica e os Países Baixos são os países mais avançados... tendo iniciado a construção das suas redes nacionais de hidrogênio. No armazenamento de hidrogênio, que será necessário tanto para o armazenamento sazonal de energia... A Hydrogen Europe monitoriza 29 projetos de armazenamento de hidrogênio em Europa com mais de 30 GWh em cavernas de sal, aquíferos, campos esgotados e cavernas rochosas. Os países com o maior número de projetos de armazenamento de hidrogênio em grande escala em desenvolvimento, embora em fases iniciais, são Alemanha, França e Espanha".

  5. Capacidade de fabricação de eletrolisadores. “A capacidade europeia de fabricação de eletrolisadores poderia aumentar dos atuais 3,9 GWel/ano para 27,8 GWel/ano até 2030, com base nas expansões anunciadas”. China continua a líder mundial.

  6. Políticas, estratégias e normas para o hidrogênio. "20 países na Europa e 43 no mundo adotaram estratégias ou políticas nacionais sobre hidrogênio." O mercado atual de hidrogênio ainda é “dominado por combustíveis fósseis”, com um mercado emergente do hidrogênio limpo.

  7. Financiamento e ecossistema de financiamento. "Devem ser mobilizados entre EUR 1,2 e 2,6 trilhões na Europa, entre EUR 50 a 100 bilhões de euros em investimentos anuais até 2050, com investimentos mais elevados até 2030 para tornar o hidrogênio limpo uma realidade".

  8. Hidrogênio na mobilidade. Os setores de veículos pesados ​​mostram a adoção mais rápida de grupos motopropulsores a hidrogênio (tanto células de combustível como motores à combustão interna a hidrogênio). "2022 mostra um grande aumento em caminhões (55 em 2022, em comparação com 14 em 2021), ônibus (206 em 2022, em comparação com 165 em 2021), enquanto o setor marítimo ainda está na sua infância (4 navios movidos a hidrogênio operacionais em 2022 , com 28 encomendados até 2028)".


Clique na imagem abaixo – referência ao item 3 acima – para ver o relatório de 168 páginas.





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page