top of page

Estados Unidos dão um grande passo em direção a mercados voluntários de carbono de alta integridade.

Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024.


Aqui está o que Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, anunciou ontem com o propósito de como os países podem enfrentar melhor os desafios globais, incluindo climáticos:


“Precisamos usar todas as ferramentas à nossa disposição – de forma criativa, ponderada e em grande escala. Acredito que aproveitar o poder dos mercados e do capital privado é fundamental. Isto inclui esforços para desenvolver mercados voluntários de carbono de elevada integridade… E poder canalizar capital para as soluções climáticas mais eficazes. Hoje, os mercados voluntários de carbono são relativamente pequenos. Mas estes mercados têm potencial para apoiar uma descarbonização significativa – se enfrentarmos alguns desafios importantes”.


E continuou.


“Ao contrário de mercadorias como o níquel ou a soja, que podem ser entregues fisicamente ao comprador para inspeção e utilização, as reduções de emissões associadas a um crédito de carbono são geralmente “entregues” à atmosfera. Isto torna mais difícil avaliar a qualidade dos créditos de carbono – isto é, se estão realmente associados às reduções de emissões.”


Em seu discurso, ela elogiou os esforços da CFTC, Commodities Futures Trading Commission, algo que não deveria ser novidade para os leitores do Carbon Credit Markets. Relembre esse post “BloombergNEF e créditos de carbono: 2024 ano desafiador, mas podendo chegar a US$ 238/tonelada em 2050.


Mas o ápice do seu discurso foi o anúncio conjunto de princípios fundamentais para apoiar mercados voluntários de carbono de alta integridade.


“Primeiro, integridade da oferta… Segundo, integridade da procura… e Terceiro, integridade do mercado.”


Clique a seguir para baixar o documento oficial de 12 páginas e aqui para o informativo, ambos divulgados pela Casa Branca.


VCM-Joint-Policy-Statement-and-Principles
.pdf
Fazer download de PDF • 5.48MB


Aqui estão os princípios:

  1. Os créditos de carbono e as atividades que os geram devem cumprir padrões de integridade atmosférica e representar verdadeira descarbonização.

  2. As atividades geradoras de crédito devem evitar danos ambientais e sociais e devem, quando aplicável, apoiar co-benefícios e uma partilha de benefícios transparente e inclusiva.

  3. Os compradores empresariais que utilizam créditos devem dar prioridade a reduções mensuráveis ​​de emissões nas suas próprias cadeias de valor.

  4. Os usuários de créditos devem divulgar publicamente a natureza dos créditos adquiridos e retirados.

  5. As reivindicações públicas dos usuários de crédito devem refletir com precisão o impacto climático dos créditos retirados e devem basear-se apenas em créditos que cumpram elevados padrões de integridade.

  6. Os participantes no mercado devem contribuir para esforços que melhorem a integridade do mercado.

  7. Os decisores políticos e os participantes no mercado devem facilitar a participação eficiente no mercado e procurar reduzir os custos de transação.


Clique aqui para ler as ponderações exatas da Sra. Yellen sobre mercados voluntários de carbono de alta integridade em evento pela Bloomberg Philanthropies, the Center for Climate and Energy Solutions, e the Environmental Defense Fund, de acordo com o press release do Departamento do Tesouro dos EUA. Você também pode assistí-la nos 7 minutos iniciais deste vídeo no YouTube.


Como os princípios são co-assinados por dois outros secretários dos EUA, aqui estão as respectivas perspectivas em press releases específicos:

  • “Com os incentivos e proteções corretos em vigor, os mercados voluntários de carbono podem ser uma fonte de financiamento crítico para impulsionar a descarbonização e soluções de energia limpa, Departamento de Energia.

  • “Os mercados voluntários de carbono de alta integridade oferecem uma ferramenta promissora para criar novos fluxos de receitas para os produtores e alcançar reduções de gases de efeito estufa nos setores agrícola e florestal”, Departamento de Agricultura.


“Encorajamos o setor privado dos EUA e outras partes interessadas na cadeia de valor dos créditos de carbono a participarem de forma responsável nos mercados voluntários de carbono, de forma consistente com os princípios”.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page