top of page

Energia fotovoltaica nas estações-tubo de Curitiba e as células solares orgânicas da UFPR.

Hoje é quinta-feira, 9 de maio de 2024.


Assim como fizemos ontem com a Pirâmide Solar do Caximba em Curitiba, hoje atualizaremos matéria que publicamos originalmente no início de 2022 quando ainda tratava-se de anúncio do projeto. À época nosso texto foi o seguinte.


“Ampliando o mercado de energia renovável, a Prefeitura de Curitiba, Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR, dará início aos testes de sustentabilidade energética, a partir de placas fotovoltaicas de energia solar que ficarão na parte de cima dos pontos de ônibus, nas chamadas estações-tubo, consideradas cartões-postais da cidade. A princípio, a geração energética será a partir de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, também chamados de Organic Photovoltaics (OPV), gerado aproximadamente 80 kWh por estação-tubo.”


Nossa referência foi matéria da UFPR, que pouco tempo antes havia patenteado novo processo de fabricação de células solares orgânicas - sua 100ª patente com inovação para energia solar - melhorando a durabilidade e triplicando a conversão de luz em energia elétrica neste tipo de célula.


Agora no início de abril 2024 foi inaugurado o Terminal Solar Santa Cândida, a primeira usina de energia fotovoltaica instalada sobre a cobertura de um terminal de ônibus de Curitiba. A previsão de energia gerada para o terminal é de 625.000 Kwh anuais, que serão compensados na conta de energia dos prédios públicos do município. Isso pode representar uma economia anual de R$ 411 mil, que poderão ser revertidos em outros benefícios à população.


Além disso, 5 estruturas da estações-tubo Solar começaram a ser instaladas.


Estações-tubo são uma particularidade no transporte urbano da cidade, como se fosse um “metrô de superfície”.


Clique na imagem abaixo para a matéria completa da Prefeitura de Curitiba.


Amanhã encerraremos a série de 5 matérias sobre o Paraná e Curitiba, publicando sobre a clonagem de uma árvore araucária gigante de 750 anos que caiu no final de 2023 após as fortes chuvas que assolaram o Estado.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page