Emissões de carbono: visualização da pegada dos países, per capita e total
top of page

Emissões de carbono: visualização da pegada dos países, per capita e total

Este infográfico mostra as emissões de dióxido de carbono, um fator implacável das mudanças climáticas. Retratado como duas pegadas, uma por país e outra per capita, coloca as emissões totais de dióxido de carbono nessas duas perspectivas comparativas.


Os maiores emissores são claros. E todos eles, exceto talvez o Canadá e a África do Sul, se "diluem" quando na perspectiva per capita. Isso mostra que há muito espaço também para cidadãos de países menores reduzirem suas pegadas de carbono. Bem como os efeitos multiplicativos de nossa população crescente e como ela se conecta com o quadro geral.


Os maiores emissores - por país & per capita - e, portanto, líderes "morais" da descarbonização, cada um em suas regiões, seriam:

  • África do Sul e Seychelles, África

  • China e Singapura, Ásia

  • Irã e Catar, Oriente Médio

  • Trinidad Tobago e Ilhas Virgens Americanas, Caribe

  • Guatemala e Panamá, América Central

  • Rússia e Gibraltar, Europa

  • Estados Unidos e Canadá, América do Norte

  • Austrália e Austrália, Oceania

  • Brasil e Venezuela, América do Sul


O infográfico original - com design de pés, de pegadas - aparentemente foi preparado pelo Stanford Kay Art Studio em 2011 e baseado em dados de 2007 da U.S. Energy Information Administration.


Clique na imagem abaixo para baixar a versão pdf disponível no site do ISB Institute for Systems Biology, Baliga LAB, uma organização de pesquisa científica sem fins lucrativos localizada em Seattle, com referência extra a "Miller McCune".


Vale a pena gastar mais algum tempo analisando os detalhes deste infográfico. Algumas situações são no mínimo curiosas. Por exemplo, quão semelhantes os países europeus - talvez o mundo inteiro - aparecem na visão "per capita". Apesar das possíveis explicações, a fonte de dados é única.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page