top of page

Emissões Escopo 3, GHGP, CDP, ISSB, Verra etc: desafios e oportunidades

O levantamento das emissões escopo 3 para as empresas talvez represente o maior desafio. E grau de diligência.


Mas o que são emissões escopo 3?


O escopo 3 abrange as emissões que não são produzidas pela própria empresa e não são resultado de atividades de ativos de sua propriedade ou controle, mas daqueles pelos quais ela é indiretamente responsável em toda a sua cadeia de valor. Ou seja, sem elas a empresa não conseguiria produzir nem vender, apesar de não estarem incluídas nos escopos 1 e 2 como parte do limite organizacional.


Clicando na imagem abaixo - exemplo de 15 categorias do escopo 3 - você acessa o "Technical Guidance for Calculating Scope 3 Emissions" da Greenhouse Gas Protocol, uma das bases do capítulo "Scope 3 emissions", o maior do guia que divulgamos há alguns dias "Como calcular suas emissões de GEE? Consulte o conteúdo deste manual da KPMG" , já sugerindo a complexidade do assunto.


Segundo a Carbon Disclosure Project (CDP), o escopo 3 produz 5,5 vezes mais emissões do que os escopos 1 e 2. Em press release de 13 de julho, divulgando publicação conjunta com a Capgemini Invent que analisa a evolução da descarbonização em 17 setores na Europa entre 2019 e 2022 "From Stroll to Sprint: A race against time for corporate decarbonization" CDP indicou que apenas 37% das emissões do escopo 3 das empresas europeias são foco de descarbonização.


Já a International Sustainability Standards Board (ISSB), que recentemente divugou os padrões IFRS S1 e S2 sobre informações financeiras relacionadas ao clima e à sustentabilidade , havia anunciado que as empresas terão isenção de um ano quanto ao escopo 3.


Vale destacar o convite aberto pela Verra para o ingresso de especialistas em seu Scope 3 Standard Development Group. As inscrições vão até 31 de julho de 2023. Se tiver interesse, aqui o link para mais informações e para o online application form.


O Q&A do "Programa Brasileiro GHG Protocol" pela FGV EAESP Centro de Estudos em Sustentabilidade também é uma boa referência para o Brasil.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page