top of page

Divulgações relacionadas ao clima: comparativo TCFD e IFRS S2. E apoio da IOSCO.


É bom ver os reguladores globais unindo esforços de forma acelerada dia após dia.


Inclusive há cerca de uma semana, a mesma IOSCO publicou um relatório intitulado "Compliance Carbon Markets", com orientações para reguladores sobre como desenvolver mercados de crédito de carbono de bom funcionamento e sólidos em suas jurisdições.


Sobre essa convergência de iniciativas, lembre-se também que há duas semanas a IFRS Foundation anunciou que assumirá o monitoramento do progresso das divulgações relacionadas ao clima segundo a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).


Agora, na última segunda-feira, a IFRS Foundation publicou uma comparação dos requisitos envolvendo IFRS S2 Climate-related Disclosures e as recomendações do TCFD.


Clique na imagem abaixo (by Rabobank Sustainable Business Advisory & Carbon Bank) para um documento de 12 páginas, tabelas comparativas com 14 recomendações, agrupados nos tópicos Governança, Estratégia, Gestão de Riscos, Métricas e Metas. Existem algumas poucos diferenças. Especificamente, o IFRS S2:

  • usa redação diferente para capturar as mesmas informações que as recomendações do TCFD, mas de forma consistente;

  • requer informações mais detalhadas, mas alinhadas com as recomendações do TCFD; e

  • difere da orientação do TCFD - mas não das recomendações gerais do TCFD - principalmente por incluir alguns requisitos e orientações adicionais.


De acordo com o press release, as empresas que aplicam o IFRS S1 e o IFRS S2 atenderão às recomendações do TCFD, pois estão totalmente incorporadas aos padrões ISSB. E caso decidam fazê-lo, as empresas podem continuar a usar as recomendações do TCFD, podendo até ser obrigatórios em algumas situações.


Sobre todas essas siglas, clique aqui.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page