top of page

Consultas públicas sobre Verificação Digital e Metodologias no Mercado de Carbono

Sua opinião sobre o futuro digital do mercado de carbono são bem-vindas.


Na última terça-feira, 13 de dezembro, Gold Standard, ClimateCHECK (www.climate-check.com) e IOTA Foundation (www.iota.org) lançaram duas consultas públicas com propostas sobre a transformação digital do mercado de carbono: um white paper sobre a digitalização das verificações e uma orientação sobre metodologias de digitalização.


Os Mercados de Carbono são viabilizados por rigorosas atividades de Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV), um processo que fornece a garantia necessária para partes interessadas de que as reivindicações sobre os impactos climáticos têm integridade e credibilidade. Visando essa garantia, o MRV envolve tempo e custos significativos. Mesmo com as melhorias contínuas inerentes à evolução dos padrões e práticas de auditoria e garantia, transferíveis para a MRV, há também as transformações em andamento no setor financeiro, por exemplo rumo à “auditorias digitais” (por exemplo, IAASB).

Apesar disso, muitas partes interessadas continuam preocupadas com o 'greenwashing', às vezes questionando 'os dados' e outras vezes reconhecendo a relativa imaturidade dos padrões de sustentabilidade (por exemplo, proliferação e variabilidade de muitos padrões e programas, incerteza, dificuldade de determinar um linha de base confiável a partir da qual a adicionalidade é determinada, falta de recursos). Por conta dessas preocupações, é urgente e necessário não apenas melhorar as metodologias, mas também seu 'sistema de padronização', seu gerenciamento e alocação de recursos.


Daí a razão dessas duas consultas públicas, inclusive considerando o relatório do Banco Mundial de junho de 2022 "Sistemas de monitoramento, relatórios e verificação digital e sua aplicação nos mercados futuros de carbono" (em inglês) .


O White Paper sobre verificação digital para mercados climáticos mapeia os padrões, iniciativas e recursos para verificação digital e descreve as próximas etapas para desenvolver orientação e recursos para avançar na verificação digital no mercado de carbono. Clique aqui para ler isso.


O Projeto de Orientação Geral para Metodologias de Digitalização descreve processos para desenvolvedores de metodologias especificarem requisitos digitais em metodologias de GEE dentro de uma estrutura geral e sistema para MRV digital. Clique aqui para o projeto de orientação.


E clicando na imagem abaixo você acessa o Press Release da Gold Standard.


Ambos estão abertos para consulta até 20 de janeiro de 2023.




 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.

bottom of page