top of page

Consultas públicas sobre Verificação Digital e Metodologias no Mercado de Carbono

Sua opinião sobre o futuro digital do mercado de carbono são bem-vindas.


Na última terça-feira, 13 de dezembro, Gold Standard, ClimateCHECK (www.climate-check.com) e IOTA Foundation (www.iota.org) lançaram duas consultas públicas com propostas sobre a transformação digital do mercado de carbono: um white paper sobre a digitalização das verificações e uma orientação sobre metodologias de digitalização.


Os Mercados de Carbono são viabilizados por rigorosas atividades de Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV), um processo que fornece a garantia necessária para partes interessadas de que as reivindicações sobre os impactos climáticos têm integridade e credibilidade. Visando essa garantia, o MRV envolve tempo e custos significativos. Mesmo com as melhorias contínuas inerentes à evolução dos padrões e práticas de auditoria e garantia, transferíveis para a MRV, há também as transformações em andamento no setor financeiro, por exemplo rumo à “auditorias digitais” (por exemplo, IAASB).

Apesar disso, muitas partes interessadas continuam preocupadas com o 'greenwashing', às vezes questionando 'os dados' e outras vezes reconhecendo a relativa imaturidade dos padrões de sustentabilidade (por exemplo, proliferação e variabilidade de muitos padrões e programas, incerteza, dificuldade de determinar um linha de base confiável a partir da qual a adicionalidade é determinada, falta de recursos). Por conta dessas preocupações, é urgente e necessário não apenas melhorar as metodologias, mas também seu 'sistema de padronização', seu gerenciamento e alocação de recursos.


Daí a razão dessas duas consultas públicas, inclusive considerando o relatório do Banco Mundial de junho de 2022 "Sistemas de monitoramento, relatórios e verificação digital e sua aplicação nos mercados futuros de carbono" (em inglês) .


O White Paper sobre verificação digital para mercados climáticos mapeia os padrões, iniciativas e recursos para verificação digital e descreve as próximas etapas para desenvolver orientação e recursos para avançar na verificação digital no mercado de carbono. Clique aqui para ler isso.


O Projeto de Orientação Geral para Metodologias de Digitalização descreve processos para desenvolvedores de metodologias especificarem requisitos digitais em metodologias de GEE dentro de uma estrutura geral e sistema para MRV digital. Clique aqui para o projeto de orientação.


E clicando na imagem abaixo você acessa o Press Release da Gold Standard.


Ambos estão abertos para consulta até 20 de janeiro de 2023.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page