top of page

Conselho Europeu aprova novas regras sobre relato de sustentabilidade para empresas e multinacionais

Europa. A Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD, Corporate Sustainability Reporting Directive) aprovada pelo Parlamento Europeu em 28 de novembro tornará as empresas mais publicamente responsáveis, obrigando-as a divulgar regularmente dados sobre o impacto de suas atividades nas pessoas e no planeta e quaisquer riscos de sustentabilidade aos quais estejam expostos.


As novas regras também se aplicam a empresas de grande porte, ainda que não europeias.


Espera-se também uma melhora signficativa a consistência das informações sobre sustentabilidade divulgadas. Isso vai inibir o greenwashing, fortalecer a economia social de mercado da UE e lançar bases para os padrões de relatórios de sustentabilidade a nível global.


Anteriormente, em 2018, o Parlamento havia pedido uma revisão das divulgação de informações não financeiras (NFRD, disclosure of non-financial information) e em 2020 apresentou suas recomendações sobre governança corporativa sustentável. O CSRD é um dos pilares do Pacto Ecológico Europeu e da Agenda de Finanças Sustentáveis ​​e parte de uma política mais ampla da UE para comprometer as empresas a respeitar os direitos humanos e reduzir seu impacto no planeta.


Depois que a CSRD for assinada pela presidente do Parlamento Europeu e pelo presidente do Conselho, o ato legislativo será publicado no Jornal Oficial da União Europeia e entrará em vigor 20 dias após a sua publicação.


Clique na imagem abaixo para matéria (em inglês) do próprio European Parliament. E aqui para uma breve análise (em português) do escritório de advogados Mattos Filho.




Komentarze

Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Oceń

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page