top of page

Conectando relatórios corporativos à due diligence de sustentabilidade

Um relatório da GRI divulgado em 27 de março explora a relação entre due diligence e relatórios de sustentabilidade, oferecendo informações sobre a situação no cenário político global. Particularmente relevante para fins de reconciliação global-local, por um lado, após o surgimento de políticas nacionais e regionais de due diligence, relatórios específicos e por outro lado considerando que os Padrões Universais da GRI foram construídos com base em instrumentos intergovernamentais mais amplos, incluindo as OECD Guidelines for Multinational Enterprises, e as UN Guiding Principles on Business and Human Rights (UNGPs). O relatório destaca a necessidade de "harmonização" a nível global.


Com base na definição da OCDE, due diligence é o processo pelo qual uma organização identifica, previne, mitiga e presta contas de como lida com seus impactos adversos reais e potenciais, que podem estar relacionados a empregabilidade, direitos humanos, meio ambiente, corrupção e consumidores .


Em outras palavras, conforme indicado por Peter Paul van de Wijs, Diretor de Políticas da GRI "Há um número crescente de políticas relacionadas à due diligence em todo o mundo, em particular aquelas que estabelecem expectativas de maior responsabilidade sobre os impactos ambientais e sociais. As organizações devem estar preparadas para esta realidade. No entanto, não há um sistema de divulgação de due diligence amplamente adotado, tornando difícil rastrear, medir e comparar o progresso ..."


As principais conclusões relacionadas à due diligence indicadas no relatório incluem:

  • Leis estabelecem expectativas para todos os comportamentos corporativos, por ex. impostos, corrupção etc.

  • Divulgação pública é importante para a eficácia, por ex. governança corporativa, impactos da cadeia de suprimentos e operações

  • Impacto crescente na tomada de decisões financeiras, sistemas de gerenciamento de riscos em toda a empresa com foco em riscos e oportunidades financeiras

  • Implicações transfronteiriças e harmonização global

  • Engajamento das partes interessadas, identificando, engajando e divulgando as partes interessadas relevantes

  • Mapeamento da cadeia de suprimentos, produtos, matérias-primas, rastreabilidade


O documento também estabelece uma conexão clara entre due diligence e avaliação de materialidade, um componente chave do relatório corporativo.


Clique na imagem abaixo para acessar tudo isso e muito mais.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page