top of page

Coleta de dados, padrões e auditoria desafiam práticas ESG.

Hoje é quarta-feira, 18 de outubro de 2023.


Se da Febraban Tech 2022 trouxemos o tema Greencoding como nova fronteira de desenvolvimento de softwares, da edição 2023 trataremos do painel “Quem não mede, não muda: a busca por métricas, indicadores e modelos de governança ESG”.


Segundo a moderadora do painel, Beatriz Secaf, os desafios para traçar estratégias e divulgar informações sobre as questões ambientais, sociais e de governança corporativa é um desafio global. A falta de informações para mensuração de ESG é um obstáculo mundial porque as ferramentas usadas por bancos ainda não conseguem atender a todas as necessidades da agenda de sustentabilidade das instituições financeiras.


Ou seja, não bastando questões culturais e de língua, a dificuldade em entender padrões e interpretar corretamente os dados são desafios para colocar em prática os princípios de ESG.


Não é à toa que os principais padrões de reporte têm buscado sinergia. Há poucos dias comentamos sobre a declaração conjunta entre GRI e o EFRAG, um acordo de alto nível de interoperabilidade alcançado entre as Normas Europeias para Relatórios de Sustentabilidade (ESRS) e as Normas GRI.


Voltando à palestra, para Gladis Ribeiro da International Finance Corporation (IFC), um dos grandes desafios para implementação das práticas de ESG é a qualidade dos dados. “Nas grandes empresas os dados estão espalhados e temos de garantir que as informações coletadas estão corretas”, disse a executiva. No seu ponto de vista, é essencial ter uma boa infraestrutura para coletar e tratar os dados, olhando três frentes: clientes, aspectos sociais e ambientais.


Para não falar sobre o papel do "big-data" e da auditoria interna no ESG. Veja aqui o que a KPMG entende a respeito.


Clique na imagem abaixo - capa de publicação do IBGC já comentada por nós - para vídeo e matéria completa da Febraban Tech, inclusive casos dos bancos Santander (a partir do pioneirismo e experiência do ABN AMRO Real) e Banrisul.


Nos próximos dias teremos mais posts em nossa categoria "Bit-Ambiental". Dentre eles outra palestra da Febraban Tech 2023 sobre tokenização como chave para ampliar acesso a ativos digitais. Créditos de carbono, por exemplo? Acompanhe.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page