top of page

CO2Rail: Trens poderão capturar CO2 da atmosfera

O primeiro meio de transporte carbono negativo ? Rail-Based, Self-Powered Direct Air Carbon Capture. Se ontem postamos sobre um carro elétrico que captura CO2, hoje a novidade são trens que podem capturar CO2 da atmosfera. Pois é ... mais sobre o EOT ... Energy Of Things ...


Uma startup dos EUA fundada em 2020 - a CO2Rail, em parceria com o MIT, a University of Toronto, a Princeton University, a University of Sheffield, o Karlsruher Institut für Technologie e a Margaree Consultants Inc. desenvolveu uma tecnologia de captura direta de ar (DAC) instalada em vagões ferroviários específicos, que remove o excesso de CO2 e se autoalimentada a partir da energia de frenagem gerada pelo trem, regenerativa, sustentável e sem a necessidade de fonte externa de energia.


O vagão CO2Rail com emissões zero e captura de carbono direta do ar por frenagem regenerativa, tem entradas de ar que se estendem ao longo do trem. Certas configurações com múltiplas entradas de ara podem remover mais de 15 toneladas de CO2 por dia, para sequestro geológico, o CCS "tradicional" bastante discutido em outros posts. Além disso, cada manobra de frenagem gera energia regenerativa suficiente para remover mais de 1,5 toneladas de CO2.


Fantástico, não ? Ah, a startup concorre aos $100 milhões do XPrize Carbon Removal pela Musk Foundation ...


Clique na imagem abaixo para o CO2Rail Pitch Deck, em formato de video com 7 minutos.


E apenas como lembrança de um ano atrás, aqui o link para nosso post sobre a locomotiva movida a hidrogênio lançada na Polônia, post bastante apreciado à época.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page