Há alguns dias observamos um interessante debate sobre os equipamentos de ar condicionado. Sim, isso mesmo. E a partir do desenho abaixo (não sabemos a fonte). Posicionamentos do tipo:
“Como funciona o equipamento de ar condicionado ?”
“Esfria dentro mas esquenta fora"
“Condicionadores de ar e refrigeradores funcionam por deslocamento térmico. Isso significa que sua geladeira está aquecendo sutilmente a área ao seu redor, porque está deslocando o calor de dentro para fora. Os condicionadores de ar funcionam no mesmo princípio, exceto que deslocam e expelem o calor para fora da casa. Então, sim, este sistema está aquecendo a área ao redor da casa, embora em um grau insignificante, já que o calor se dispersa ao ar livre.”
“Lei da termodinâmica: a energia não pode ser criada nem destruída" (a propósito, como a citação de Lavoisier que consta em nossa webpage https://www.carboncreditmarkets.com)
“O ar frio não "destrói" o ar quente. Não pode. Ele o desloca. Tem que ir para algum lugar.”
“Se o AC for totalmente alimentado pelos painéis solares, o efeito líquido será zero. Você está usando energia que se tornaria calor de qualquer maneira.”
Enfim, bem interessante. E para culminar, CNN e Time publicaram recentemente a respeito.
Na CNN um vídeo (em inglês) com pouco menos de 3 minutos entitulado “Ar condicionado é ruim para o planeta. Aqui estão algumas soluções possíveis”. Clique aqui para ver.
E o outro artigo na Time, que elabora nossa “fixação” com ar condicionado, na verdade uma “bola de neve”, e mostrando que o próprio ar condicionado contribui significativamente para o aquecimento global, com o uso de poderosos gases refrigerantes, milhares de vezes mais potentes na retenção de calor na atmosfera do que o dióxido de carbono. Seu vazamento direto na atmosfera é responsável por cerca de 3% das emissões dos Estados Unidos. Clique aqui para ler a matéria da Time (em inglês) entitulada “O Ar Condicionado Não Nos Salvará”, que além da questão ambiental também mostra uma perspectiva social … ou seja, o E e o S do ESG juntos …
Comments