Cientistas mapeiam enorme aquífero submarino de água doce offshore no Atlântico dos EUA
top of page

Cientistas mapeiam enorme aquífero submarino de água doce offshore no Atlântico dos EUA

Dando sequência a artigos sobre água, enquanto o mundo aguarda os resultados da COP27.


Mais uma descoberta interessante por geólogos da Universidade de Columbia: um enorme aquífero submarino offshore no litoral Atlântico dos Estados Unidos, que se estende de forma contínua por pelo menos 350 km da costa atlântica dos EUA e contém cerca de 2800 km3 de águas subterrâneas de baixa salinidade. E dependendo de pesquisas futuras, caso o aquífero se estenda mais ao norte e ao sul, ele poderia rivalizar com o grande Aquífero Ogallala, que fornece água subterrânea vital para parte relevante dos Estados Unidos (vide referência no post de ontem, comparando com o aquífero NCP North China Plain).


Usando novos métodos geofísicos eletromagnéticos em águas rasas, os geólogos puderam evidenciar a conexão entre o sistema hidrológico onshore e esse aquífero offshore. Assim, eles acreditam que a água tenha se acumulado de duas maneiras diferentes:

  • "Água fóssil" de degelo. Do derretimento do que estava preso em sedimentos rochosos há cerca no fim da Era do Gelo há cerca de 15.000 anos atrás

  • Alimentado pela chuva, além de corpos de água que se infiltram nos sedimentos terrestres.


A água do aquífero tem esse valor perto da costa tem a mesma salinidade da água doce terrestre: menos de uma parte por mil de sal. Contudo, suas bordas externas do aquífero ela pode chegar a 15 partes por mil, que mesmo abaixo da água do mar típica com 35 partes por mil de sal, precisariam de um processo de dessanilização para consumo.


O grupo de geólogos e geofísicos espera ampliar as pesquisas e avaliar aquíferos em outras partes do mundo, como no Oriente Médio, sul da Califórnia e Austrália.


Clique na imagem abaixo para o Press Release na State of the Planet da Columbia Climate School, incluindo link para o trabalho publicado na Scientific Reports.



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page