top of page

Certificação de remoções de carbono na Europa: nova oportunidade de rendimento para indústrias e administradores de terras.

Hoje é quinta-feira, 7 de março de 2024.


Há poucos dias, os legisladores do Parlamento e do Conselho Europeu anunciaram um novo regulamento que estabelece a primeira certificação a nível da União Européia (UE) para remoções permanentes de carbono, carbon farming e armazenamento de carbono em produtos.


As atividades de remoção de carbono terão de cumprir quatro critérios para serem certificadas: quantificação, adicionalidade, armazenamento a longo prazo e sustentabilidade.


Aqui estão os tipos de remoções de carbono atmosférico ou biogênico que estão sendo considerados:

  • remoção permanente de carbono: armazenamento de carbono atmosférico ou biogénico durante vários séculos;

  • armazenamento temporário de carbono em produtos de longa duração (pelo menos 35 anos): produtos de construção à base de madeira, por exemplo, e sujeitos a monitoramento;

  • armazenamento temporário (pelo menos 5 anos) de carbono proveniente de carbon farming: recuperação de florestas e solos, gestão de pântanos, zonas alagadiças e algas;

  • redução das emissões do solo (proveniente de carbon farming), que inclui reduções de carbono e óxido nitroso provenientes da gestão do solo e atividades que reduzam globalmente as emissões de carbono dos solos ou aumentar as remoções de carbono da matéria biológica (exemplos de atividades são a gestão de zonas alagadiças, sem lavouras, práticas agrícolas, uso reduzido de fertilizantes combinado com práticas de manejo do solo, etc.)


O desmatamento evitado ou projetos de energias renováveis ​​não estão incluídos no escopo do regulamento.


Será permitido o armazenamento geológico de carbono em países terceiros vizinhos fora da UE, desde que esses países cumpram as normas ambientais e de segurança da UE. Isto pode representar uma oportunidade significativa, por exemplo, para a Noruega, que não é um Estado-Membro da UE e, devido à sua vasta indústria de petróleo e gás, pode ter muitos locais de interesse, reservatórios geológicos esgotados em terra e no mar, sob o Mar do Norte.


Estas atividades gerarão unidades certificadas correspondentes de uma tonelada métrica equivalente de CO2, sujeitas a um registo eletrônico da UE, e poderão ser utilizadas para os objetivos climáticos da UE e para as Nationally Determined Contributions.


Com esta nova legislação, um modelo confiável, a UE pretende expandir o envolvimento com práticas inovadoras de carbon farming e soluções de remoção de carbono, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e criar novas fontes de renda para as indústrias e administradores de terras.


Clique na imagem abaixo para este press release completo. Entre outros detalhes, inclui também referências a questões de seguro e especulação imobiliária.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page