O CDP (antigo Carbon Disclosure Project) é uma instituição internacional sem fins lucrativos que administra um sistema de divulgação de impactos ambientais por todo mundo. Criado em 2000, o CDP possui escritórios regionais e parceiros locais em 50 países. Apoia milhares de empresas, cidades, estados e regiões de mais de 90 países na medição e gerenciamento de riscos e oportunidades em mudanças climáticas, segurança hídrica e desmatamento.
Com uma base de dados auto-reportados bastante abrangente, o CDP está se tornando uma referência global em relatórios ambientais. Além de ser totalmente alinhada com as recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), lançada em 2017 para melhorar e aumentar a divulgação de informações financeiras relacionadas ao clima.
No último dia 7 de fevereiro, o novo relatório 2022 da CDP mostrou que as empresas estão reconhecendo a necessidade de planos de transição climática. Por outro lado o movimento ainda é lento. Aqui os destaques:
Mais de 4.000 (das 18.600) empresas divulgaram ter um plano de transição climática
Apenas 81 (0,4%) demonstraram um bom plano de transição climática, as melhores práticas ao divulgar todos os 21 indicadores-chave (*)
Exemplos de indicadores-chave que compõem um bom plano de transição climática incluem supervisão em nível de diretoria, análise de cenário, planejamento financeiro e políticas de engajamento
Empresas com sede no Japão tiveram o melhor desempenho, com 16 organizações divulgando todos os principais indicadores
Empresas nos setores de geração de energia e infraestrutura usualmente apresentam divulgações completas
Indústrias de vestuário, combustíveis fósseis e hospitalidade com muito poucas organizações divulgando todos os indicadores-chave.
Clique na imagem abaixo para baixar o relatório completo (* os 21 principais indicadores estão detalhados no Apêndice).
E aqui para o chamado "The A List 2022": as mais de 330 empresas que, de acordo com o ranking do CDP, lideram o caminho em transparência ambiental e performance em mudanças climáticas, desmatamento e segurança hídrica. No site há mais informações interessantes.