top of page

Carbon World News: Estados Unidos e Portugal

ūüáļūüáł Estados Unidos. Estrat√©gia para o hidrog√™nio.


Em 5 de junho de 2023, o US Department of Energy (DOE) publicou a Clean Hydrogen Strategy and Roadmap , plano para alcançar produção e ampla utilização de hidrogênio, indicando dentre outros:

  • n√≠veis de produ√ß√£o, 50 MMT at√© 2050

  • custos de produ√ß√£o, de $2/kg em 2026 para $1/kg em 2031


Interessante a seguinte etapa espec√≠fica de curto prazo: ‚ÄúDemonstrar produ√ß√£o replic√°vel e escal√°vel a partir de energias renov√°veis, nucleares, f√≥sseis e res√≠duos com CCS‚ÄĚ


Clique aqui para a gravação do webinar de 18 de agosto Inclui os 37 slides da apresentação. Imperdível.


Carbon Credit Markets, sobre hidrogênio.



ūüáĶūüáĻ Portugal. Um centro de l√≠tio para a Europa.


Segundo mat√©ria de 23 de agosto do Jornal Econ√≥mico, a Aethel Mining estaria em negocia√ß√Ķes para adquirir a Savannah Resources, propriet√°ria da mina Barroso Lithium em Portugal, o mais importante recurso de espodum√™nio em rocha dura na Europa Ocidental. Relembre nosso post de 2022.


Há poucos dias, a AMG Critical Materials, anunciou que sua subsidiária brasileira assinou um MoU com o Grupo Lagoa, que opera uma mina de pegmatito em Portugal. Testes de laboratório indicaram viabilidade de concentrar os minerais de lítio contidos no pegmatito para produzir espodumênio de qualidade comercial. Próximos passos são uma planta piloto (80 mil t/ano), mais campanhas geológicas, planta industrial e licenciamento. Clique aqui para o press release.


Em 2022, a Galp (energia) e a Northvolt (baterias) j√° haviam selecionado Set√ļbal para construir uma f√°brica de processamento de l√≠tio, no valor de ‚ā¨700 milh√Ķes. Com in√≠cio das opera√ß√Ķes previsto para final de 2025, a unidade ser√° uma das maiores da Europa e ter√° uma produ√ß√£o anual entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidr√≥xido de l√≠tio para baterias. Set√ļbal, um dos principais portos de Portugal, fica a 30km de Lisboa. Clique aqui para o press release.


Carbon Credit Markets, sobre mineração.


#hydrogen

#usa

#lithium

#portugal



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page