top of page

Cúpula da Amazônia e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

Oito nações da região amazônica reuniram-se no Brasil esta semana para uma cúpula de dois dias da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Contando com a presença do presidente da COP28 Dubai e do secretário executivo da UNFCCC, foi a primeira vez que o grupo se reuniu em 14 anos. Emmanuel Macron da França também foi convidado - Guiana Francesa faz parte da região Amazônica - mas não participou.


Se por um lado as discussões envolveram questões dos povos originários e a preservação do bioma - e financiamentos prometidos de US$ 100 bilhões por ano, além de US$ 200 bilhões por ano, até 2030, previstos pelo Marco Global para a Biodiversidade de Kunming-Montreal - por outro lado, debates sobre o desenvolvimento de petróleo offshore na foz do rio Amazonas e na costa das Guianas, como reportamos ontem. Além de um link para matéria sobre petróleo e gás, também tratamos do monitoramento regional por satélites, créditos de carbono pelo BNDES e um possível encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos.


Sobre o comunicado final da Cúpula, chamou nossa atenção o último item: “Tomamos nota de diferentes iniciativas conduzidas por países em desenvolvimento relevantes para a conservação e uso sustentável de ecossistemas florestais, como a Cooperação Trilateral sobre Florestas Tropicais e Ação Climática, promovida por Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia, e a iniciativa da República do Congo de sediar uma Cúpula das Três Bacias dos Ecossistemas da Biodiversidade e Florestais Tropicais.”


Refere-se à matéria publicada por Carbon Credit Markets em novembro de 2022, “OPEP das florestas: Brasil, Indonésia e Congo unidos por seus créditos de carbono” .


Cronologicamente, os preços dos créditos de carbono florestais declinaram desde então, bem como parte da mídia internacional passou a criticar a qualidade dos mesmos créditos, ao que se seguiram ações focando em sua integridade.


Clique na imagem abaixo para o portal da OCTA com todas as matérias, declarações e o comunicado final, disponível em português, espanhol, inglês, francês.


E aqui para o gráfico “The Graphic Truth: The big picture of rainforest deforestation” da GZero, mostrando a taxa de desmatamento da Amazônia entre 2000 e 2021.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page