A Previ, previdência dos funcionários do Banco do Brasil e sua carteira de investimentos de mais de R$ 251 bilhões de ativos (2021), está entre os maiores fundos de pensão da América Latina.
Nos dias 7 e 8 de dezembro, portanto até ontem, foi realizado o 22º Encontro Previ de Governança Corporativa e o lançamento da 3a edição do "Código PREVI de Melhores Práticas ASGI", com ênfase nas mudanças climáticas e recomendações para as diversas companhias investidas (clique aqui para a programação completa).
Interessante que a Previ adota uma sigla com quatro letras: ASGI. Além das boas práticas das responsabilidades Ambiental, Social e de Governança, acrescentou-se a letra “I”, de Integridade.
O documento é dividido em 5 pilares:
Ambiental, relaciona-se aos biomas e sistemas naturais: vegetação, animais e recursos naturais, como solo, água e atmosfera. 4 temas prioritários: energia, recursos naturais, biodiversidade e gestão de resíduos.
Mudanças Climáticas, emissão de gases causadores do Efeito Estufa e riscos. Mas também oportunidades da transição: inovação, novas tecnologias, desenvolvimento, empregos, redução das desigualdades, conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. E o promissor mercado de créditos de carbono.
Social, respeito à qualidade de vida, respeito incondicional aos direitos humanos, à diversidade, defesa da equidade e justiça social. 5 focos destacados: consumidores, comunidade, fornecedores, trabalhadores e diversidade.
Governança Corporativa, e os princípios da transparência, da equidade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa. Contribuindo para a perenidade dos ativos do portfólio, em ambiente de negócios sadio e de confiança. 4 temas prioritários destacados: Gestão ASGI e Sustentabilidade; Direitos dos Acionistas; Transparência; e Estruturas de Governança.
Integridade. Informação e transparência na preservação da imagem e reputação, além de contribuir para uma menor volatilidade no valor da companhia perante incertezas. Normas, procedimentos, regras e controles para mitigação de riscos. Programa de Integridade com 5 pilares: Comprometimento e apoio da alta administração; Instância responsável; Análise de Perfil e Riscos; Regras e Instrumentos; e Monitoramento contínuo.
Clique na imagem abaixo para acessar o Código PREVI de Melhores Práticas ASGI.