top of page

Bolívia inaugura sua primeira fábrica de biodiesel e reduzirá importação de petróleo. E emissões.

Hoje é terça-feira, 9 de abril de 2024.


Há poucos dias, a Bolívia inaugurou sua primeira planta de biodiesel, perto da Refinaria Guillermo Elder Bell, em Santa Cruz de la Sierra.


Projetada para produzir 1.500 barris por dia – cerca de 86 milhões de litros por ano – substituirá até 48% das importações de diesel do país.


O biodiesel é um combustível mais sustentável, de alta qualidade e com menores emissões de CO2. Na Bolívia será feito através da transesterificação de óleos vegetais. A matéria-prima da Usina I provém de plantações de espécies oleíferas, como soja, macororó, pinhão-manso, totaí, cusi, entre outras, que são produzidas na região. Outras novas fronteiras agrícolas também estão sendo consideradas e novos empregos serão gerados no setor agroindustrial boliviano.


Com investimentos de cerca de US$ 54,8 milhões, esta primeira usina foi construída pela petrolífera estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Existem outras plantas industriais em construção:

  • a Planta de Biodiesel II em El Alto, com previsão de adição de 9.000 barris por dia,

  • a chamada Usina HVO - Óleo Vegetal Hidrotratado Renovável - que converterá óleo de cozinha em diesel renovável, e

  • a Usina Pirólisis para tratamento de lixo plástico.


Clique aqui para o press release do Ministério de Hidrocarburos y Energías de Bolívia. E aqui para o comunicado da YPFB sobre a inauguração da Planta de Biodiésel I.


Portal Ministerio de Hidrocarburos y Energías. Press release Planta de Biodiésel 1. 2024.
Portal Ministerio de Hidrocarburos y Energías. Press release Planta de Biodiésel 1. 2024.


Ainda sobre a Planta Biodiésel I, clicando na imagem abaixo você tem um vídeo de 3 minutos no YouTube (em espanhol) de Noticias Positivas de Bolivia.


No início de 2024, a YPFB divulgou que os equipamentos mais importantes da fábrica foram importados da Itália, Bélgica, Brasil, Índia, Paraguai, Peru, China, Argentina, Turquia, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Índia, Espanha e Suécia. Ou seja, um projeto verdadeiramente global.


A Bolívia tem pouco mais de 12 milhões de habitantes. Com uma área de 1.098.581 km2 (424.164 sq mi) a Bolívia é o quinto maior país da América do Sul, depois do Brasil, Argentina, Peru e Colômbia, e, ao lado do Paraguai, é um dos dois países sem litoral nas Américas (fonte: Wikipedia) .




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page