Biomas brasileiros, BNDES e FGV: Ferramentas de Cálculo de redução de GEE’s

Segundo Gustavo Montezano (BNDES) e Eduardo Bastos (MyCarbon), no webinar “Regulação e infraestrutura no mercado de carbono” organizado ontem 24 de outubro de 2022 pelo escritório Levy & Salomão Advogados, já existem técnicas de produção pecuária que permitem neutralizar e até “sequestrar” carbono, situação em que uma atividade retira mais carbono da atmosfera do que emite.


Pois nesse contexto, há alguns dias, O BNDES e o MAPA selecionaram o consórcio liderado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para executar os estudos da iniciativa “Pecuária de Baixo Carbono”.


Focando na produção de carne e leite no Brasil, o estudo terá dois produtos principais:

  1. Desenvolvimento de uma (nova) calculadora de análise de ciclo de vida dos produtos, com método para medição e certificação de emissões de carbono desde os insumos na produção agrícola até o processamento industrial. “Por bioma”, acrescentou Montezano no evento de ontem.

  2. Indicação de mecanismos de incentivo que estimulem investimentos na redução de emissões, tanto na etapa agrícola quanto na industrialização da carne e leite bovinos.


Ou seja, dar transparência às eventuais vantagens competitivas, num mundo consumidor cada vez mais crítico a respeito das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Montezano chegou a citar a necessidade de uma ferramenta brasileira. De fato, exemplificamos com essa desenvolvida por um grupo dos Estados Unidos.


Note que o BNDES já possuía ferramenta - envolvendo o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV São Paulo (GVces), a Embaixada Britânica no Brasil, a Latin America Regional Climate Initiative (LARCI)- para calcular a redução de emissões de GEE vinculada a projetos financiados por eles. Clique aqui para ver e baixar o manual e a ferramenta. E - enquanto aguardamos novidades - repassar a mensagem: "Compartilhamos a ferramenta nesta página para consulta e uso de outras instituições financeiras, interessadas em medir a redução de emissão de GEE nos projetos que apoiam”.


Abaixo o comunicado a imprensa de 5 de outubro de 2022 sobre a iniciativa “Pecuária de Baixo Carbono”.



 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.