top of page

As mudanças climáticas no tempo geológico

Uma vida humana, 100 anos. A última Era do Gelo, há 20 mil anos. Quando as atuais reservas de petróleo, gás e carvão formaram-se na Era conhecida como Carbonífero … há 300-360 milhões de anos. E a Terra, formada há cerca de 4,5 bilhões de anos.


Clique na imagem abaixo para ver um vídeo (em inglês) curto e bem interessante da Probable Futures. Abaixo alguns trechos transcritos. Enfim, ciência por todos os lados. Para que tire suas próprias conclusões.


Mas o clima nem sempre foi tão mundano. A atmosfera da Terra mudou gramaticalmente nos últimos 4,5 bilhões de anos. E os humanos existem apenas por uma pequena parte desse tempo.


Nos últimos 100 milhões de anos, a Terra esteve um pouco mais fria e muito mais quente do que hoje.


Por volta de 200 mil AC, a Terra era fria demais ... Mas as temperaturas mais baixas favorecem mamíferos de sangue quente, como nós.” … nossos primeiros ancestrais na África … “eles se moviam constantemente, parcialmente em resposta ao seu ambiente. Em seu mundo, os padrões climáticos eram instáveis”. … “Mudanças graduais na inclinação da Terra e na orientação de seu eixo fizeram com que as geleiras avançassem e recuassem. Sistemas iguais flutuavam entre quente e frio, férteis e áridos. Esse clima instável tornou muito arriscado para os humanos se fixarem.


Então, por volta de 10 mil AC, pessoas em comunidades completamente desconectadas começaram a construir assentamentos comunais. Este foi o início do que agora chamamos de Civilização”. … “Naquela época, a atmosfera entrou em um período de estabilidade com uma temperatura média que era ideal para os humanos” … “Esse período foi especial. E breve. Na verdade, representa apenas 6% do tempo em que os humanos andam pela Terra. Mas as pessoas na era moderna assumiram que isso é normal.


Mas nos últimos 250 anos, os humanos emitiram tanto carbono na atmosfera da Terra que a temperatura média global agora é mais alta do que desde o início da civilização. E se a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera continuar a aumentar, a temperatura média global em breve excederá a de qualquer outro momento da existência humana”. … “interrompendo o clima previsível que temos prosperado e tudo o que construímos sobre ele.


Quando alguém não está bem, perguntamos se está com febre. Se o corpo estiver 1°C mais quente, sente-se desconfortável. 2°C mais quente, estará sofrendo. E você se importaria. Mais quente do que isso, sua vida estaria em perigo."


Nosso planeta já está com febre. Precisamos mudar”.


Temos as ferramentas e as habilidades… usá-las efetivamente exigirá coragem, trabalho duro, imaginação e – o mais importante – um retorno à consciência sobre nosso clima”.



ความคิดเห็น

ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ยังไม่มีการให้คะแนน

ให้คะแนน

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page