top of page

Artigo do The Guardian sobre a integridade dos créditos de carbono REDD+

"O mundo precisa de sonhadores e de realizadores. Mas, acima de tudo, o mundo precisa de sonhadores que realizam." Atribuída a Sarah Ban Breathnac, esta foi a "Quote of the month" da última edição da Curiously Green, uma newsletter distribuída pela Wholegrain Digital (Nos próximos dias publicaremos um artigo interessante deles).


Você provavelmente ouviu also sobre um artigo polêmico do último dia 18 de janeiro de 2023 do jornal britânico The Guardian. De acordo com o artigo, "uma investigação de nove meses foi realizada pelo Guardian, pelo jornal alemão Die Zeit e a SourceMaterial, uma organização de jornalismo investigativo sem fins lucrativos". O título do artigo: "Revelado: mais de 90% das compensações de carbono de floresta tropical pelo maior provedor são inúteis, segundo análise"


Desnecessário dizer que o clamor tem sido grande por parte dos principais players dos mercados de créditos de carbono, especialmente aqueles focados em REDD+. Abaixo selecionamos algumas reações importantes, para sua referência e alinhadas com nossa tendência editorial recente da Carbon Credit Markets de postagens relacionadas à regulamentação, qualidade e transparência nos mercados de crédito de carbono.


Reações selecionadas ao artigo do The Guardian:

- Gold Standard: A importância da confiança no mercado de carbono ("não certificamos créditos do tipo em questão")

- Gold Standard (compartilhando relatório do Oeko Institute for Applied Ecology, Foundation Development and Climate Alliance e Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico do Governo da Alemanha)

- Everland: A ciência por trás do artigo do Guardian é fatalmente falha ("fraquezas metodológicas fundamentais; incertezas significativas; referências científicas deturpadas e não revisadas por pares")


Amanhã (ceteris paribus) falaremos sobre o Integrity Council for the VCM (ICVCM), cujo grupo de trabalho composto por grandes especialistas no assunto está concluindo um arcabouço mais amplo para ajudar com mais transparência e confiança no mercado, testando os processos de verificação usados ​​pelos registros de crédito de carbono, como Verra e Gold Standard.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page