top of page

Aprovada MP que libera o mercado de carbono em florestas públicas brasileiras

Plenário do Senado aprovou em votação simbólica nesta terça-feira (2) a MP 1.151/2022 , projeto de lei que muda regras de gestão de florestas públicas por concessão (Lei 11.284, de 2006). Dentre os destaques está a permissão para o comércio do crédito de carbono.


Segundo os relatores, o mercado poderá movimentar até US$ 100 bilhões para o Brasil com o reflorestamento e preservação das florestas.


Agência Senado, "No edital da concessão para exploração das florestas, poderá ser incluído o direito de comercializar créditos de carbono e instrumentos congêneres de mitigação de emissões de gases do efeito estufa, inclusive com percentual de participação do poder concedente. Poderão ser objeto da concessão da floresta produtos e serviços florestais não madeireiros, desde que realizados na unidade de manejo, nos termos de regulamento." E acrescenta "Caberá ao poder público evitar e reprimir invasões nas áreas concedidas e sujeitas à concessão florestal, seja a partir de comunicação do concessionário ou de ofício, sem prejuízo da legitimidade do concessionário para a defesa e retomada da posse, inclusive por via judicial."


Dentre outras questões, foi destacado o problema operacional da regularidade das terras geradoras de créditos de carbono: "É preciso um lugar para escriturar esses créditos, pois não podem ser comercializados mais de uma vez. Quem compra tem que ter a segurança de que algo é verdadeiro".


Há algumas semanas havíamos publicado mais detalhes sobre essa mesma MP "Brasil: Câmara aprova MP que estimula mercado de créditos de carbono na gestão de florestas".


E como já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.


Clique na imagem abaixo para ler matéria bem completa pela Agência Senado.


E para concluir, um trabalho de 2021 da Emprapa entitulado "Study reveals Indigenous Land's potential to generate carbon credits" . E aqui sobre como as tribos indígenas nos Estados Unidos se beneficiam com créditos de carbono, site da National Indian Carbon Coalition.




留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page