Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024.
A Estratégia Nacional para o Hidrogênio do Governo Federal da Alemanha visa aumentar a capacidade de eletrolisadores domésticos para pelo menos 10 GW em 2030 e tornar o hidrogênio mais acessível para utilização na descarbonização da indústria, da energia e do setor de transportes. Como referência, a capacidade de eletrólise alemã em 2022 era de apenas 0,057 GW. Ou seja, um enorme aumento esperado em 6 anos.
A Alemanha participa ativamente do desenvolvimento de cadeias de valor nacionais, europeias e internacionais para o hidrogênio e, como tal, está diretamente envolvida com o chamado Important Project of Common European Interest (IPCEI) Hydrogen programme.
IPCEI “Hy2Use” foi aprovado pela Comissão Europeia em setembro de 2022 e concentra-se em aplicações de hidrogênio no setor industrial, enquanto IPCEI “Hy2Infra” foi aprovado em fevereiro de 2024, com foco em investimentos em infraestrutura.
Logo em seguida, a Comissão Europeia deu luz verde ao financiamento de 24 projetos alemães de hidrogênio IPCEI. A Alemanha, incluindo outros seis Estados-Membros da União Européia - França, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal e Eslováquia - estão envolvidos na etapa Hy2Infra. Os projetos abrangem um total de mais de 2.700 quilometros de rede de gasodutos, mais de 3,2 GW de capacidade de produção de hidrogênio e quase 370 GWh em capacidade de armazenamento.
Clique na imagem abaixo para ver um resumo da Estratégia Nacional de Hidrogênio do Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática.
Como verá, a premissa é de que a demanda por hidrogênio na Alemanha aumente dos atuais 55 terawatts-hora (TWh) para 95-130 TWh até 2030. Os portos desempenharão um papel fundamental como locais de importação de hidrogénio. Como referência, vide o post de ontem.
Você também pode se interessar pelo artigo “Updating the National Hydrogen Strategy” pelo escritório de advocacia alemão Taylor Wessing.
Entre outras informações, exemplos citados como o de que a nova siderúrgica operada pelo maior produtor de aço da Alemanha consumirá 143.000 toneladas de hidrogênio por ano.
A cadeia de suprimento do hidrogênio na Europa ainda está numa fase inicial, mas as infraestruturas estão sendo preparadas para aumentar a oferta de hidrogênio renovável.
A Europa quer ser o primeiro continente climate-neutral até 2050. Significa daqui a 26 anos.
E seu país? Já executando transição energética semelhante? Como líder ou seguidor?
O post de amanhã será relacionada ao hidrogênio no Canadá.