A abordagem da Verra (Verified Carbon Standard) para instrumentos e tokens de criptografia

Cryptotraders e disrupção tecnológica. Também no mercado de créditos de carbono o momento é de debate. A Verra, assim como a Gold Standard, é uma certificadora tradicional para ativos ambientais, estando também envolvida em normatizações, avaliações e auditorias independentes, metodologias de contabilização e registro. Seu selo "Verified Carbon Standard" é um padrão para certificar reduções de emissões de carbono. Na última quarta-feira, dia 20 de julho de 2022, a Verra comunicou que abrirá consulta pública sobre instrumentos e tokens de criptografia de terceiros em uso no mercado de créditos de carbono. E no final de agosto/2022, realizará um webinar sobre este tema. Dentre outros, a consulta pública incluirá os seguintes tópicos:

  • Quais medidas de habilitação podem ser implementadas para associar de forma responsável os instrumentos Verra a instrumentos ou tokens de criptografia;

  • Quais verificações de know-your-customer (KYC) devem ser realizadas em emissores e/ou detentores de instrumentos de criptografia ou tokens;

  • Como os Termos de Uso do Verra Registry devem ser alterados; e

  • Quais taxas, se houver, a Verra deve cobrar em relação a instrumentos e tokens de criptografia


Clique na imagem abaixo - exemplo de certificado de compensação pela startup brasileira Moss.Earth e seu CEO Luis Adaime - para ler o comunicado original da Verra. E aqui para o posicionamento recente, ou resposta inicial, da KlimaDAO - trader da KLIMA, moeda digital lastreada em créditos de carbono - em post igualmente recente no Linkedin.



 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.