top of page

28ª semana Carbon Credit Markets 2025. ONU, IETA, ETS do Brasil, Indonésia, Verra, criticas, incentivos fiscais para CCS nos EUA, UE rejeita regulamentações mas expande CBAM, Kabul sem água e mais.

  • Art Dam
  • 20 de jul.
  • 5 min de leitura

Segunda-feira, 21 de julho de 2025.


- Créditos de Carbono. 🌱 Avanços com novidades: a ONU🇺🇳 lança sistema digital para facilitar créditos no Acordo de Paris; a IETA define prioridades para o mercado brasileiro🇧🇷; a Indonésia🇮🇩 divulga dados de transações; e a Verra responde críticas reforçando melhorias no mercado voluntário🌳.


- Outros Destaques da 28ª semana. Estados Unidos🇺🇸 ampliam incentivos para tecnologias de captura de carbono; União Européia 🇪🇺🌳rejeita proposta de classificação de risco de desmatamento; e Kabul 🇦🇫💧enfrenta risco iminente de colapso hídrico.


- Oportunidades. União Européia 🇪🇺 abre consulta pública sobre a expansão do CBAM para produtos transformados; 🏆📽Al Gore defende em vídeo que temos tudo para vencer a crise climática; e inscrições para o 🇧🇷🏆Prêmio iCS de Economia & Clima.


- Eventos em agosto. Fastmarkets Latin America Carbon Forum (11), o Australasian Emissions Reduction Summit (13–14), o Forum on Promoting Business Engagement through the JCM (21) e o IETA Latin America Climate Summit (26–28).


Aqui os detalhes.


CREDITOS DE CARBONO


🌏 Um novo sistema de informação para o mercado de carbono da ONU já está disponível.

O primeiro módulo do novo Sistema de Informação do Mecanismo de Crédito do Acordo de Paris (PACM IS) agora está acessível ao público, representando um passo importante rumo à maior automatização e fluxos de trabalho mais simples para os usuários. Ele funcionará como uma plataforma única para todas as partes envolvidas, ajudando a simplificar processos, reduzir a carga de trabalho e melhorar o controle das atividades para países anfitriões, participantes de projetos e entidades operacionais designadas. Visite o novo sistema de informação.



🇧🇷IETA acaba de lançar relatório discutindo o mercado de carbono brasileiro.

O relatório da IETA destaca as prioridades do setor privado para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), criado pela Lei nº 15.042/2024. O documento enfatiza a importância de um sistema ambientalmente íntegro, economicamente eficiente e socialmente justo, com integração ao mercado voluntário e aos mecanismos internacionais como o Artigo 6 do Acordo de Paris. Entre os pontos centrais estão a definição de metodologias para geração de créditos (CRVEs), governança técnica e independente, inclusão de povos indígenas e comunidades tradicionais, e diretrizes claras sobre alocação de recursos e penalidades. Com a COP30 se aproximando, o relatório reforça que o Brasil tem uma oportunidade estratégica de atrair investimentos climáticos e consolidar sua liderança na agenda de descarbonização global. Leia mais a respeito e acesse o documento de 12 páginas.



🇮🇩💰 Indonésia fortalece mercado de carbono com novos dados de transações.

De acordo com o relatório mais recente da Autoridade de Serviços Financeiros da Indonésia (OJK), desde seu lançamento em 26 de setembro de 2023 até 30 de junho de 2025, o mercado de carbono do país registrou um volume total de 1.599.322 toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e), com valor acumulado de IDR 77,95 bilhões. O número de participantes licenciados na Carbon Exchange permanece em 112. Esses dados reforçam a relevância do mercado de carbono como instrumento financeiro e climático na Indonésia.



⚖️ Verra rebate críticas e reforça melhorias no mercado de carbono.

A Verra respondeu a críticas acadêmicas da University of Pennsylvania Law School sobre falhas na auditoria de créditos de carbono, destacando que apenas 4 auditores causaram a maioria dos problemas e que medidas corretivas já foram tomadas, como suspensão de validadores e criação de novas metodologias aprovadas pelo ICVCM. A organização defende a independência da auditoria terceirizada, cuja prática comum é ser paga pelos desenvolvedores de projetos, e reafirma seu compromisso com a integridade do mercado voluntário de carbono. Leia aqui o press release completo da Verra.



OUTROS DESTAQUES DA SEMANA


🇺🇸EUA reforçam crédito fiscal para captura de carbono com nova lei.

Em 4 de julho de 2025, os Estados Unidos aprovaram o “One Big Beautiful Bill Act” que, dentre outras, fortalece o crédito fiscal federal 45Q para tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CCS). A nova legislação mantém os valores de crédito em US$ 85 por tonelada para captura em fontes pontuais e US$ 180 por tonelada para captura direta do ar (DAC), além de garantir a transferência do crédito entre empresas e ampliar a elegibilidade para usos como recuperação avançada de petróleo. Segundo o Global CCS Institute, essa medida é vista como essencial para acelerar a implantação de projetos de CCS, consolidar a liderança dos EUA no setor de baixo carbono e impulsionar a competitividade industrial e energética do país.



🇪🇺🌳Parlamento Europeu rejeita sistema de classificação de risco de desmatamento.

A European Union Deforestation Regulation (EUDR) é um sistema de benchmarking proposto pela União Européia que classificaria os países de acordo com o nível de risco na produção de certas commodities em regiões que não seriam livres de desmatamento. Produtos como madeira, soja, óleo de palma, café, cacau, borracha, gado e derivados (como carne e couro) seriam considerados. A rejeição no último dia 9 de julho da proposta da Comissão Europeia teve como principais argumentos falhas por utilizar dados desatualizados, ignorar processos de degradação florestal e impor encargos excessivos a produtores e gestores florestais. Além de uma revisão ampla e mais aprofundada cientificamente, foi sugerida a inclusão de uma nova categoria chamada “sem risco” para países com florestas em expansão ou estáveis—um nível que não existe na proposta de legislação atual, que se limita a três categorias: baixo, padrão e alto risco.



🇦🇫💧Kabul pode ficar sem água em breve. Relatório Mercy Corps.

A capital do Afeganistão enfrenta uma crise sem precedentes no abastecimento de água, com risco de se tornar a primeira cidade moderna a colapsar nesse aspecto. Entre 2001 e 2025, Kabul viu sua população crescer de menos de 1 milhão para cerca de 6 milhões de habitantes, pressionando severamente seus recursos hídricos em uma região árida. Os níveis dos aquíferos caíram entre 25 e 30 metros na última década, com a extração superando a recarga natural em 44 milhões de metros cúbicos por ano. Quase metade dos poços subterrâneos está seca ou contaminada, segundo ONU e UNICEF. A crise se agrava com as mudanças climáticas, redução da neve nas montanhas e queda nas chuvas—afetando diretamente a recarga dos aquíferos. O custo da água também disparou, chegando a consumir até 30% da renda familiar. Relatório da Mercy Corps destaca a urgência de investimentos coordenados em infraestrutura e gestão para evitar um êxodo em massa da cidade até o fim da década.



OPORTUNIDADES


🇪🇺UE abre consulta pública sobre expansão do CBAM para produtos transformados. A consulta aborda medidas contra práticas de evasão do CBAM e propõe ajustes nas regras de cálculo de emissões para o setor elétrico. A participação está aberta até 26 de agosto de 2025, com foco em impactos sociais, econômicos e ambientais.



🏆📽 Why Climate Action Is Unstoppable, and “Climate Realism” Is a Myth. Video do Al Gore | TED, junho 2025. Imperdível e com mensagem otimista ao final:  temos as ferramentas, o conhecimento e o apoio popular para enfrentar a crise climática.



🇧🇷🏆 Prêmio iCS de Economia & Clima, que reconhece e incentiva a produção de conhecimento científico que contribua para alinhar a agenda econômica à ação climática no Brasil. Inscrições aqui, abertas até o dia 8 de agosto.



EVENTOS


🇧🇷📍11 de agosto, Fastmarkets Latin America Carbon Forum 2025. No Hotel Renaissance em São Paulo, Brasil. Use código CCM15 para 15% de desconto. Inscrições aqui.



🇦🇺📍13 e 14 de agosto, 12th Australasian Emissions Reduction Summit. No Centrepiece, em Melbourne, Austrália. Detalhes.



🇮🇩📍21 de agosto, Forum on Promoting Business Engagement and Matching through the Joint Crediting Mechanism (JCM) to Expand Indonesia’s Carbon Market. Em Jacarta, Indonésia. Detalhes aqui.



🇧🇷📍26 a 28 de agosto, IETA Latin America Climate Summit, em São Paulo, Brasil. Detalhes e inscrições aqui.



Quer saber mais? Nossos artigos estão disponíveis no YouTube e no Spotify – experimente!


🏆 Se você tiver uma matéria interessante sobre créditos de carbono no seu país, nossa audiência já alcança mais de 100 nações! Envie sua mensagem diretamente pela nossa página no LinkedIn .


Cadastre-se em www.carboncreditmarkets.com para receber insights, notícias e atualizações de mídia.


Brazil Iniciative. Discussion Paper IETA. July 2025.
Brazil Iniciative. Discussion Paper IETA. July 2025.

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page