top of page

Árvore araucária gigante de 750 anos que caiu no Paraná clonada pela Embrapa.

Hoje é sexta-feira, 10 de maio de 2024.


Após 5 meses de trabalho, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) conseguiram clonar da maior árvore araucária do Paraná.


Trata-se de árvore da espécie Araucaria angustifolia, espécies ameaçadas de extinção e também conhecidas como Brazilian pine ou Paraná pine.


Voltando à árvore em questão, “Rainha das Araucárias do Paraná” segundo o portal da Prefeitura do Município de Cruz Machado onde estava localizada, tinha mais de 750 anos de idade, 42 metros de altura e caiu em outubro de 2023 após um forte vendaval.


O esforço de clonagem foi liderado pelo pesquisador Ivar Wendling da EMBRAPA, que tem inúmeros trabalhos publicados e projetos, especificamente sobre a silvicultura clonal.


A clonagem foi feita a partir da técnica de enxertia, que exige acesso a brotos da copa, que podem originar os chamados enxertos “de galho” ou “de tronco”. Ou seja, a características da planta que vai surgir - ou uma “mini araucária” ou uma “araucária normal” - depende de onde o broto for tirado.


Ao que consta, quando a árvore caiu, haviam inflorescências e pinhas em formação, com muitas brotações de galho, mas poucas de tronco.


De qualquer forma, cerca de 100 enxertias foram feitas e todas já estão brotando, devendo as mudas ser transplantadas daqui há mais algum tempo, tanto no mesmo local quanto em outras áreas do município de Cruz Machado.


Além de enriquecer o banco genético de araucárias da Embrapa Florestas, ou seja, a genética da “Rainha das Araucárias do Paraná” preservou-se de diversas formas.


Clique na imagem abaixo para o artigo completo da EMBRAPA sobre a decisão da clonagem.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page