13 de nov de 20233 min

ACX agora na 1a. jurisdição a regular os créditos de carbono como instrumentos financeiros.

Hoje é segunda-feira, 13 de novembro de 2023.

Há poucos dias, a ACX (AirCarbon Exchange), pioneira em Singapura na Ásia, anunciou a ACX Abu Dhabi, sua mais nova bolsa e câmara de compensação no Mercado Global de Abu Dhabi (ADGM). Como você deve saber, Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos (UAE), enquanto Dubai, sede da COP-28 em poucos dias, é sua cidade mais populosa e centro internacional.

De acordo com o press release, "Em Setembro de 2022, o ADGM, o centro financeiro internacional da capital dos UAE que é estabelecido como uma zona franca financeira, tornou-se a primeira jurisdição a regular os créditos voluntários de carbono como instrumentos financeiros através da introdução de uma classificação de Instrumento Ambiental , um quadro regulamentar para licenciar bolsas e câmaras de compensação para os mercados à vista e de derivativos para estes produtos."

Leia no próprio regulamento, parte final do documento, onde é mencionado:

"No presente Regulamento um “Instrumento Ambiental” é um Instrumento Financeiro reconhecido pelo Regulador que:

(a) permite ao seu titular emitir gases de efeito de estufa para a atmosfera, em conformidade com qualquer regime de comércio de licenças de emissão (ou seja, licenças de emissão ou equivalente);

(b) ateste a redução ou remoção de gases de efeito estufa na atmosfera (ou seja, créditos de carbono ou equivalente); ou

(c) atesta os atributos ambientais de uma unidade subjacente (ou seja, energias renováveis ​​ou certificados de atributos ambientais).".

E enquanto isso, negociações importantes já foram executadas e liquidadas na plataforma ACX, significando o “início do que se prevê ser um mercado florescente para os créditos voluntários de carbono (VCM).”.

A negociação inaugural de créditos de carbono na bolsa foi executada entre o First Abu Dhabi Bank (FAB) e a empresa especializada em comércio de carbono Helix Climate.

O press release também menciona a primeira negociação no Carbon Market Board – um sistema de negociação eletrônica que permite aos participantes executar e liquidar transações no mercado de balcão. A negociação foi concluída com a South Pole, líder mundial em desenvolvimento de projetos climáticos e fornecedora de soluções. A South Pole esteve na mídia há alguns dias, mas por outros motivos.

Por último, mas não menos importante, a ACX tem emitido regularmente um “Watch Report”.

Citamos aqui algumas informações da última edição:

(1) Os preços na bolsa permanecem inalterados esta semana devido a uma desaceleração geral no VCM.

(2) Ao longo dos anos, o período que antecedeu a COP tem significado volumes negociados mais baixos, à medida que os participantes do mercado antecipam anúncios que podem impactar o mercado.

(3) Com o escrutínio contínuo dos projetos e metodologias, e as críticas recentes a um projecto REDD bem conhecido em particular, a confiança dos compradores no mercado continua diminuída, com a queda dos preços do crédito. No entanto, alguns participantes no mercado ainda demonstram interesse em projetos de REDD de alta qualidade, preferindo envolver-se em transações diretas do projeto para reduzir o risco reputacional.

(4) Os créditos REDD brasileiros também foram negociados com desconto em comparação com outros países. Os projetos ARR, por outro lado, ainda são negociados a um preço superior em comparação com outras soluções baseadas na natureza, com os compradores valorizando mais os projetos ARR que utilizam espécies nativas, uma vez que tendem a ter maiores benefícios conjuntos para a biodiversidade.

(5) O mercado está antecipando decisões em torno dos mercados de conformidade, que podem fornecer mais algumas orientações e confiança, tão necessárias aos compradores no VCM. Os participantes aguardam clareza sobre os requisitos de elegibilidade para a primeira fase do CORSIA.

e (6) Além disso, com a COP-28 se aproximando, as decisões em torno do Artigo 6 do Acordo de Paris terão inegavelmente um efeito nos mercados de carbono, com o VCM e os mercados de conformidade cada vez mais interligados.

Ótimos insights, você não acha? Você pode assinar o boletim informativo em https://acx.net (parte inferior da página).

Clique na imagem abaixo para ver o comunicado de imprensa completo sobre o ACX Abu Dhabi.

Comércio de carbono já cobre toda a Ásia e Oriente Médio.

#carbontrading

#carbonmarkets

#carboncreditmarkets

www.carboncreditmarkets.com